CI

Palestrantes debatem a sucessão familiar durante o Rural Show

Problema recorrente na agricultura familiar atual, o pouco interesse dos jovens em continuar o trabalho de pais e avós foi o tema principal


Problema recorrente na agricultura familiar atual, o pouco interesse dos jovens em continuar o trabalho de pais e avós foi o tema principal da primeira palestra realizada no Rural Show 2012: “Sucessão Familiar”.

Uma platéia atenta assistiu ao agricultor Marcos Seefeld, de 22 anos, e a assistente técnica estadual em juventude rural e educação no campo na gerência técnica estadual da EMATER/RS – ASCAR, Vera Carvalho da Silva, falarem sobre os problemas enfrentados com o êxodo rural.

Morador de Nova Petrópolis, Seefeld contou que é apaixonado pelo trabalho que realiza na propriedade da família. Produtor de leite, ele não abriu mão de se especializar no curso técnico de Agronomia. “Precisamos buscar o máximo de produtividade, com o mínimo de espaço. O estudo é muito importante e traz retorno”, afirmou.

Para Vera Carvalho da Silva, o jovem é um exemplo a ser seguido. Segundo ela, é preocupante ver que, hoje em dia, as escolas e os próprios agricultores estão desmotivando os jovens do campo a continuar no meio rural. “Os mais velhos ainda lembram da época do trabalho braçal e sofrido, mas hoje a realidade é outra”, diz a especialista.
A profissional da EMATER/RS – ASCAR chama a atenção para o fato de que, sem a agricultura familiar todo o país sofreria um grande impacto, uma vez que 70% da produção rural nacional para consumo interno provêm do trabalho desses pequenos produtores. “É um tema inquietante e é imprescindível que reconheçamos esses agricultores como sujeitos indispensáveis para a sociedade”.

O Rural Show 2012 tem como tema principal “Dinâmicas, Negócios e Tecnologias – Valorizando a Agricultura Familiar e o Cooperativismo”. O evento é organizado pela Cooperativa Piá, Emater / ASCAR RS, Sicredi Pioneira e Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, e encerra no dia 1º de julho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.