Palestrantes mostram manejo eficiente da água na pecuária e na produção de arroz

Manejo

Palestrantes mostram manejo eficiente da água na pecuária e na produção de arroz

Estande do Sistema CNA/SENAR/ICNA teve mais um dia de ciclo de exposições no 8º Fórum Mundial da Água
Por:
43 acessos

Nas apresentações de quarta (21) realizadas no Espaço do Sistema CNA/SENAR/ICNA, os participantes do 8º Fórum Mundial da Água conheceram o uso da água nos ciclos de produção do arroz e na pecuária. O coordenador regional do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Ivo Mello, apresentou o desenvolvimento da cadeia produtiva de arroz irrigado no estado. A irrigação do cereal no Rio Grande do Sul é considerada uma das mais antigas do Brasil.

“Aproximadamente 70% da água usada nas lavouras irrigadas no estado são reservadas em barragens, construídas pela iniciativa privada. Algumas delas tiveram aportes de recursos públicos”, considerou.

De acordo com Mello, a reservação de água das chuvas é uma vantagem competitiva. “Isso permite ao agricultor guardar até 70% da água para usar na época do verão”, pontuou.

A nutricionista Carolina Ferreira Pitta mostrou alguns benefícios do arroz para a saúde. “A Organização Mundial da Saúde recomenda que 50% da dieta calórica diária sejam compostas por carboidrato. Por isso, o arroz pode ser consumido em todas as fases da vida”, explicou. 

Para o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Julio Palhares, o manejo hídrico é tão importante quanto o manejo sanitário, nutricional e genético para o desenvolvimento da pecuária. Além disso, é ferramenta para a preservação e conservação dos recursos naturais.

“É preciso que o produtor adote em suas rotinas práticas de produção hidricamente corretas para se manter competitivo e fazer com que a produção agropecuária seja sustentável”, disse Palhares.

Palhares lembrou que “85% do leite é composto por água. Portanto, a qualidade da água vai influenciar diretamente na qualidade do leite”, observou.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink