CI

Palmeira juçara é tema de evento em Antonina/PR

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) promove nos dias 25 e 26, em Antonina, litoral do estado, uma oficina técnica para discutir a produção, comercialização e divulgação dos produtos da palmeira juçara – como o açaí


O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) promove nos dias 25 e 26, em Antonina, litoral do estado, uma oficina técnica para discutir a produção, comercialização e divulgação dos produtos da palmeira juçara – como o açaí. O evento é dirigido a produtores, técnicos ligados ao aconselhamento de agricultores e a atividades relacionadas com a proteção ambiental e estudantes da área de ciências agrárias. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na página do instituto (www.iapar.br) ou pelo telefone (43) 3376-2343. Não há custo, mas as vagas são limitadas.

Para o coordenador da oficina, Francisco Paulo Chaimsohn, a realização do encontro surge da necessidade de reunir profissionais que atuam em prefeituras, universidades, centros de pesquisa e indústrias processadoras de palmito nas regiões litorâneas do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Chaimsohn afirma que é viável explorar economicamente a palmeira juçara e, ainda, obter os benefícios da conservação das florestas nativas com a geração de renda para as comunidades rurais na área de abrangência da Mata Atlântica.

Mas a atividade enfrenta alguns temas polêmicos, que serão debatidos na oficina. Ainda não há, por exemplo, uma lei para regulamentar a produção e processamento dos frutos de juçara. “É preciso compatibilizar o grande apelo comercial que envolve o crescente consumo do suco de frutos de açaí com a necessidade de preservar uma espécie que tem um papel fundamental na ecologia das áreas de Mata Atlântica”, afirma o pesquisador.

A realização do evento resulta de parceria que envolve Iapar, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sebrae-PR, Emater-PR, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Embrapa Florestas, Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Artesanais de Antonina (Aspran), Prefeitura de Antonina e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Serviço:

Oficina interestadual sobre legislação, comercialização e marketing para exploração de frutos da palmeira juçara.
Local: Teatro Municipal de Antonina-PR.
Data: 25 e 26 de novembro.
Inscrições: pela internet (www.iapar.br) ou telefone (43) 3376-2343, sem custo. Vagas limitadas.
Contatos com o pesquisador Francisco Paulo Chaimsohn pelo telefone (42) 3229-2829 (Ponta Grossa) ou e-mail [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.