Antibióticos

PAN-BR AGRO será lançado na Agrobrasília 2018

Plano é voltado ao controle da resistência aos antimicrobianos
Por:
58 acessos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lança nesta quarta-feira (16), a partir das 14h30, o Plano de Ação Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos - PAN-BR AGRO -, na AgroBrasília 2018, no PADF. O plano foi elaborado pelas Secretarias de Defesa Agropecuária (SDA) e Secretaria de Mobilidade do Produtor Rural e Cooperativismo (SMC) do Mapa e faz parte do esforço internacional para o enfrentamento da resistência aos antimicrobianos, atendendo às recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre outros.

Segundo a coordenadora de Programas Especiais do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários (DFIP), da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, Suzana Bresslau, o PAN AGRO objetiva esclarecer os produtores sobre as consequências para a saúde humana e animal da resistência aos antimicrobianos (antibióticos). O plano também está voltado à otimização e uso racional destes produtos, com ênfase à prevenção das infecções através da adoção das boas práticas agropecuárias, pela implementação das práticas de manejo sanitário e medidas de biosseguridade. Também será dada ênfase ao monitoramento da resistência e do uso de antimicrobianos em animais.

A coordenadora explica que a resistência aos antimicrobianos é um dos maiores desafios para a saúde pública. “Precisamos atuar agora implementando as atividades do PAN-BR AGRO para garantir a eficácia dos antimicrobianos, preservando assim a saúde dos humanos e dos animais”, esclarece Suzana Bresslau.

O PAN-BR AGRO é o desdobramento do Programa Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos na Agropecuária (AgroPrevine), lançado em novembro de 2017. A operacionalização do PAN-BR AGRO irá reafirmar a vocação do Brasil como país indispensável à segurança alimentar mundial, pela garantia da produção de alimentos sustentáveis, inócuos e competitivos.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink