CI

Pandemia atrasa colheita na Índia

País já sofria com outros problemas


Foto: Nadia Borges

As chuvas nas três primeiras semanas de março, seguidas pela repressão nacional no Covid-19, podem atrasar a colheita de trigo nos estados do norte da Índia. A época de colheita das culturas Rabi - principalmente trigo, semeada entre outubro e início de dezembro - começa na primeira semana de abril. 

O ministério das finanças liderado por Nirmala Sitharaman está buscando um mecanismo de desembolso melhorado do preço mínimo de suporte (MSP) para impulsionar a economia na Índia rural. O Ministério da Agricultura liderado por Narendra Tomar esperava que a safra de trigo deste ano pudesse ser de cerca de 109 milhões de toneladas, 6,27% a mais que a produção do ano anterior.  

Para este ano, o preço mínimo de suporte para o trigo é de 1.925 Rs por quintal. Embora a lista de MSP do ministério da agricultura tenha mais de duas dúzias de culturas, as agências estaduais e centrais adquirem trigo em Rabi e arroz em casca na temporada de Kharif. 

Embora o governo tivesse grandes expectativas em relação à safra de trigo anteriormente, devido aos recentes atrasos e crises, pode haver problemas para os agricultores.  A economia da Índia já está parando. O atraso na colheita pode atrasar ainda mais a recuperação e as compras em pânico nas lojas aumentaram a inflação de alimentos, a preocupação é que o atraso na colheita possa adicionar outro pico no gráfico de inflação. 

Os agricultores estão preocupados com o impacto do Covid-19 e a repressão na colheita e podem achar difícil contratar mão-de-obra. Durante uma semana, Punjab e Haryana, juntamente com muitos desses estados, terão um desligamento dos transportes públicos. O trabalho agrícola geralmente viaja do leste da UP e Bihar para fazer o trabalho em Punjab e Haryana. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.