CI

Pão branco mexicano possui propriedades anticancerígenas

Produto é rico em selênio


Um grupo de cientistas mexicanos conseguiu obter uma patente para um pão branco rico em selênio para prevenir doenças relacionadas ao estresse oxidativo, como alguns tipos de câncer. Estudos realizados por pesquisadores da FEMSA Biotechnology Center Tec, de Monterrey, confirmaram que incorporar alimentos dietéticos enriquecidos com selênio é uma boa estratégia para prevenir doenças relacionadas com estresse oxidativo, de acordo com um comunicado emitido pela Universidade de Colima. 

"O selênio é um mineral que os seres humanos precisam para nos proteger do estresse oxidativo; no entanto, é muito difícil quantificá-lo, pois está em pequenas quantidades nos alimentos ", disse o dr. Sergio Serna Saldivar, líder do projeto de pesquisa. Para extraí-lo e obtê-lo em maiores quantidades, a equipe NutriOmics da Tec de Monterrey atua na fabricação de moléculas orgânicas de selênio por meio da germinação, fermentação e fertilização das culturas. 

No caso específico da fermentação, um processo de biotransformação de selênio foi projetado através da fermentação de trigo. Nessa mesma linha de pesquisa, os trabalhos permitiram uma série de testes com roedores nos quais se confirmou que alimentá-los com proteínas "selenizadas" reduziu a incidência de câncer. A pesquisa foi publicada no Journal of Functional Foods. 

"No laboratório, eles foram capazes de gerar proteínas “selenadas” que contêm aminoácidos chamados seleniometionina e selenocisteína, que, quando consumidos, nos protegem contra o câncer. Elas representam uma excelente fonte de selênio dietético com potencial quimiopreventivo e poderia potencialmente ser usado no tratamento de câncer colorretal", diz Dr. Serna Saldivar, um dos autores da pesquisa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.