CI

Papagaios invasores causam impactos na Europa

Isso se deve a disputa entre espécies nativas e integradas


Uma equipe pan-europeia de pesquisadores, conservacionistas, gestores da vida selvagem e formuladores de políticas trabalhou em conjunto sob o guarda-chuva da ParrotNet, uma ação COST da UE, e revisou as evidências disponíveis sobre os danos causados pelos papagaios, concluindo que as medidas para evitar que os papagaios invadem novas áreas são fundamentais para limitar os danos futuros. Suas descobertas são publicadas na revista de acesso aberto NeoBiota. 

Papagaios introduzidos podem prejudicar o meio ambiente, mas impactos severos ainda são raros de serem localizados. Até agora, a maioria dos relatos de danos está ligada a periquitos localmente abundantes. Estudos mostram que, em suas escalas nativas, ambas as espécies podem infligir grandes perdas de cultivos, mas na Europa, as expectativas de danos comparáveis e severos à agricultura até agora não se materializaram. 

Na Europa, a competição com espécies nativas apresenta um problema mais sério, especialmente para os periquitos com anéis de pescoço, já que eles podem competir com espécies nativas por comida e criadouros. Enquanto isso, nas Américas, os periquitos-monge são famosos pelo dano que seus ninhos causam às infraestruturas de energia quando queimados, no entanto, há muito pouca evidência de tais problemas na Europa. 

Os impactos relatados para outras espécies de periquitos na Europa são praticamente inexistentes, provavelmente porque essas espécies foram introduzidas mais recentemente e existem atualmente como populações relativamente pequenas e localizadas. "Já era bem sabido que os periquitos introduzidos podem causar danos. Há o exemplo frequentemente citado de um vinhedo em Surrey (Reino Unido), onde os periquitos do pescoço causaram a perda de milhares de garrafas de vinho”, afirma Diederik Strubbe da Unidade de Ecologia Terrestre da Universidade de Ghent (Bélgica). 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.