CI

Para investir na Argentina, é importante ter um operador local

Diz Alejandro Golfari, gerente geral da Chemotecnica



Alejandro Golfari, gerente geral da Chemotecnica SA Argentina, destaca a importância de ter um “operador local” como parceiro para assessorar aquelas empresas que queiram fazer negócios ou investir no país sul-americano. Ele palestrou sobre “Pesticide Market in Argentina” no 7º Brasil Agrochem Show, realizado no último dia 18 de Agosto em São Paulo.


“Não é tão difícil registrar um produto agroquímico na Argentina como no Brasil. Em geral, é um processo mais fácil. O mercado argentino, como todos os mercados sul-americanos, são diferentes do resto do mundo, tem seus percursos próprios, tempos diferentes e os representantes governamentais tem seus próprios caminhos”, explica ele. 

“Então é muito mais fácil ter o apoio de alguém local, que opere localmente e conheça as regras do jogo e sabe como lidar com as autoridades. Por exemplo, a questão do câmbio, das desvalorizações da moeda e correções: quem já opera no mercado argentino há muitos anos sabe e tem o feeling do que vai acontecer nos próximos meses”, justificou Golfari.


Ele acrescenta que, se alguém pensa em atuar no mercado argentino, “tem que saber que vai jogar em um dos países mais grandes em termos de agro no mundo. Sabendo disso, precisa buscar um bom parceiro e apostar nos resultados a longo prazo. Muitas vezes eles não vêm no primeiro ano, mas em dois ou três anos vão obter resultados importantes”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.