CI

Pará lança campanha contra ferrugem asiática na soja

Estado é o 14º produtor do país, com área plantada de aproximadamente 72 mil ha, e produção anual de 201 mil ton de grãos


A Agência de Defesa Agropecuária do Pará lança, na quarta-feira (15), o "Vazio Sanitário da Soja". Campanha inédita no estado, que proíbe durante sessenta dias o cultivo de soja ou a manutenção de plantas vivas de soja, em qualquer fase de desenvolvimento, como medida preventiva contra a ferrugem asiática.

A campanha acontece em dois períodos, de 15 de julho a 15 de setembro, nas microrregiões de Conceição do Araguaia, Redenção, Itaituba, Marabá e Altamira, e de 01 de outubro a 30 de novembro, nas microrregiões de Santarém, Paragominas, Bragantina e Guamá.

A medida busca o fortalecimento do sistema da produção agrícola da soja no estado já que é nesta época do ano que a Ferrugem Asiática se desenvolve. A praga começa com um rápido amarelecimento da planta, posteriormente queda das folhas e pode causar a perda de 30% a 75% da produção.

No segundo semestre do ano passado, foi criado no Pará o Comitê Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, que tem a responsabilidade de identificar demandas e propor diretrizes para o Plano Nacional de Controle de Ferrugem da Asiática no Brasil (PNCFS), instituído em conformidade com Instrução Normativa do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

O Pará é o 14º produtor de soja do país, com uma área plantada de aproximadamente 72 mil hectares, e produção anual de 201 mil toneladas de grãos. O pólo Santarém lidera a produção estadual com 33 mil hectares plantados, produzindo 88 mil toneladas de soja. As informações são da assessoria de imprensa do governo o Pará.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.