Para SPA do MAPA, produção animal continua sinalizando VBP negativo em 2016

Agronegócio

Para SPA do MAPA, produção animal continua sinalizando VBP negativo em 2016

Cálculos atualizados da SPA do Ministério da Agricultura projetam queda próxima de 5% no valor bruto da produção animal em 2016.
Por:
431 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

Cálculos atualizados da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura – com valores deflacionados pelo IGP-DI (Fundação Getúlio Vargas) de agosto passado – projetam queda próxima de 5% no valor bruto da produção (VBP) animal em 2016.

Pelas projeções atuais, ninguém escapa de uma queda de renda no corrente exercício. Ou seja: o faturamento nominal pode até ser superior, mas em valores reais os cinco setores avaliados fecharão o ano com resultados negativos.

O pior resultado continua recaindo sobre os suínos, cujo VBP, pelas projeções mais recentes, tende a recuar quase 14% em relação a 2015. Na sequência vem o leite, com perda de receita ligeiramente superior a 10%.

Na outra ponta, com perdas bem menores, estão bovinos, frango e ovos. Agora, a previsão para os bovinos é de queda de renda próxima de 4%. Já para o frango é sinalizado recuo de pouco mais de 1%. Por fim, o ovo tende a, praticamente, registrar estabilidade, pois a redução prevista é de apenas 0,09%.

A registrar que os valores ora estimados levam em conta, como base do volume de produção do corrente exercício, os dados do IBGE relativos aos quatro trimestres decorridos entre abril de 2015 e março de 2016. Como hoje o IBGE estará divulgando os resultados do segundo trimestre de 2016, a próxima projeção do VBP animal da SPA/MAPA, independente dos novos fatores de deflação, pode apresentar algumas alterações.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink