CI

Pará vai adotar Guia de Trânsito Animal Eletrônica para rebanho bovino

A GTA permitirá a certificação de produtos e subprodutos de origem animal às normas sanitárias e ambientais dispostas pela vigilância sanitária e pelo TAC


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está na região sul do Pará fazendo cadastramento em propriedades rurais de seis municípios, que até o final do ano, passarão a adotar a Guia de Trânsito Animal Eletrônica (GTA).

A GTA permitirá a certificação de produtos e subprodutos de origem animal às normas sanitárias e ambientais dispostas pela vigilância sanitária e pelo TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado no mês passado pelo Governo do Estado, Ministério Público e frigoríficos.

Os municípios visitados são Marabá, São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Tucumã, Água Azul do Norte e Eldorado de Carajás. A escolha desta região para iniciar a implantação da GTA se deu porque os seis municípios reúnem quatro milhões de cabeças, cerca 21% de todo gado paraense. Além disso, esta já é uma região 100% livre da aftosa com vacinação. Hoje, a pecuária representa 45% do Produto Interno Bruto (PIB) do Pará.

Cadastro - Para que a GTA Eletrônica possa ser implantada com êxito é fundamental realizar o cadastramento georreferenciado das propriedades rurais que deve ser concluído em 60 dias. A meta é que tudo esteja pronto para que as guias comecem a ser adotadas em dezembro. O trabalho até agora já possibilitou o cadastramento de mais de 14 mil propriedades.

"Queremos com nosso produto demonstrar para o consumidor brasileiro e mundial que produzimos com sustentabilidade e desmatamento zero", destacou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier. As informações são da assessoria de imprensa do Governo do Pará.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.