CI

Paraguai pode dobrar área destinada à cana para produção de etanol

A ampliação faria com que o volume anual produzido passasse de 228 milhões para 300 milhões de litros por ano


O Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai informou que pretende dobrar de 50 para 100 mil hectares a área de cultivo da cana-de-açúcar destinada à produção de etanol no país. A ampliação faria com que o volume anual produzido passasse de 228 milhões para 300 milhões de litros por ano. No total, o país possui 500 mil hectares disponíveis para o cultivo da cana-de-açúcar.

Na avaliação da Unica - União da Indústria de Cana-de-Açúcar - a existência de programas regionais de produção de etanol ajudam na consolidação do produto como uma commodity. "Projetos como o do Paraguai se somam à recente iniciativa de outros países latino-americanos, caso da Colômbia, e são importantes na regulação da oferta de biocombustíveis no continente, proporcionando um aumento de cooperação tecnológica entre os países, além da geração de economias de escala na produção e distribuição do etanol. O mesmo é válido para a produção de carros flex", afirma o diretor-executivo da entidade, Eduardo Leão de Sousa.

Atualmente, nove usinas produtoras de etanol anidro e hidratado operam no Paraguai, cuja produção de biocombustíveis teve início na década de 1970. A demanda paraguaia por álcool vem aumentando, e deve continuar crescendo este ano graças ao acréscimo estimado de aproximadamente 7,5 mil veículos à frota bicombustível do país até o final do ano. A expectativa é de que em dezembro 10 mil carros flex já estejam rodando com um combustível limpo e renovável no Paraguai.

Outro motivo que pode impulsionar ainda mais a produção de etanol no país é um possível aumento de 1% na mistura de etanol anidro à gasolina, que atualmente é de 24%. A medida está sendo analisada pelo governo paraguaio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.