CI

Paraguai promove o uso eficiente de energia de biomassa

A planilha será de fácil manuseio e estará disponível em breve no site do Vice-Ministério de Minas e Energia


Foto: Marcel Oliveira

O Vice-Ministério de Minas e Energia da carteira de Obras Públicas e o Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Paraguai (MADES) estão realizando ações para a economia e o uso eficiente da energia da biomassa no país. As iniciativas fazem parte do Programa de Eficiência Energética, que conta com o apoio da União Européia por meio do Programa EUROCLIMA + (Programa de Cooperação em Mudanças Climáticas entre a União Européia e a América Latina), informou o governo em nota. 

Nesse contexto, está em pleno andamento a fase de testes da chamada “Ferramenta de Cálculo”, que permitirá às pequenas e médias empresas (PMEs) do Paraguai realizar um autodiagnóstico do consumo de energia para a adoção de medidas para o uso racional e eficiente da energia. 

Para esta fase do projeto, foram selecionados quatro setores que utilizam a biomassa como principal fonte de energia: cerâmica, erva-mate, criação de frango e secagem de grãos. Os testes deste instrumento inovador estão sendo realizados com o apoio da Fundação Internacional e Ibero-americana para Administração e Políticas Públicas (FIIAPP). 

A ferramenta consiste em uma planilha em formato Excel, adequada para a realização de cálculos e projeções de consumo de energia e estimativas quanto à redução do uso de energia e seus impactos positivos na indústria. A planilha será de fácil manuseio e estará disponível em breve no site do Vice-Ministério de Minas e Energia, onde PMEs agroindustriais dos setores citados e interessados em geral poderão realizar as simulações gratuitamente e com a possibilidade de receber suporte técnico, informaram as autoridades. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.