Paraíba quer aumentar produção do algodão

Agronegócio

Paraíba quer aumentar produção do algodão

A meta é incrementar a área plantada em aproximadamente 8 mil hectares
Por:
2152 acessos
Para revitalizar a cultura do algodão na Paraíba, a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, por intermédio da Emater-PB, realizou reunião ontem (17), na sede da empresa, em João Pessoa, com a participação de várias autoridades do setor público agrícola e produtores rurais. A cultura do algodão que sempre teve uma excelente produção na Paraíba, chegando a 646 mil hectares entre os anos de 1981 a 1983; em 2010 plantou-se apenas 2.100 ha. A meta do governo do Estado para este ano é incrementar a área plantada em aproximadamente 8 mil hectares.


Segundo o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, Marenilson Batista, para a safra deste ano, foram distribuídas 33 mil quilos de sementes selecionadas de algodão da variedade BRS 8H, para cerca de dois mil pequenos produtores rurais que aderiram ao Programa do Seguro Safra. A expectativa para 2011 é que a produção de algodão herbáceo cultivado pelos agricultores familiares tenha uma área plantada de três mil hectares, com rendimento médio oscilando em 1,2 mil quilos e 1,5 mil quilos por hectares, gerando mil empregos diretos.


Marenilson disse ainda que a produção de acordo com o que foi distribuído terá um rendimento de 3,6 mil toneladas de algodão, gerando R$ 7,2 milhões. "A produtividade agrícola da Paraíba, em relação a outros estados produtores de algodão, é muito menor. A nossa meta é tornar o algodão novamente uma fonte de renda e desenvolvimento na Paraíba", avaliou.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink