CI

Paraná busca formas para escoar batata

Uma das primeiras medidas, já encaminhadas pelo Governo do Estado é para que a Conab faça a compra de até 45 mil toneladas do produto


Em reunião promovida nessa quarta-feira (31-01) pela Se­cre­ta­ria de Agricultura e do Abas­te­cimento com as diretorias da Ceasa Paraná e da Apras (Apras) ficou estabelecido que serão realizados esforços e ações para auxiliar no escoamento da supersafra de batatas produzidas no Paraná. Uma das primeiras medidas, já encaminhadas, foi solicitar através do Governo do Estado, que a Companhia Nacional de Alimentos (Conab) faça de forma emergencial, pela Pro­gra­mação de Aquisição de Ali­men­tos, a compra de até 45 mil toneladas de batata paranaense, especificamente da Região Centro Sul do Estado.

“O vice-governador Orlando Pessuti encaminhou o pedido diretamente ao ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social. A safra paranaense de batata cresceu cerca de 35% em relação ao período anterior. Além disso avaliamos que São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais colocaram parte de suas produções no nosso estado, causando dessa forma excesso de oferta, causando problemas para o nosso produtor”, diz Francisco Carlos Simioni, diretor-geral da Secretaria, que participou da reunião.

“Entendemos que está é uma situação atípica que os agricultores da Região Cen­tro Sul, especialmente de Gua­ra­puava, estão enfrentando. Nos sensibilizamos com o momento, mas vamos também buscar meios e alternativas para que esse excedente da produção seja comercializado junto ao varejo”, disse Jane Elisabeth Kasperski Setenareski, diretora-presidente da Ceasa Paraná, lembrando que “a empresa comercializou no ano passado 138,1 mil toneladas de batatas, sendo que 54,4% desse volume foi produzida no Paraná.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.