CI

Paraná abateu 926 milhões de cabeças de aves em 2004


O presidente do sindicato que reúne a indústria nacional de produtos veterinários (Sindan), Emílio Salani, disse na visita que fez ao Paraná para discutir a estratégia do setor com laboratórios locais, que a avicultura continua sendo o segundo maior mercado da indústria veterinária no País: 21% do faturamento de R$ 2 bilhões do segmento, no ano passado, se devem à produção de aves, ponto forte, aliás, da agroindústria paranaense - maior produtor do País e segundo maior exportador de frangos.

Os números do setor no Estado impressionam. No ano passado, o Paraná abateu 926 milhões de cabeças de aves, 14% a mais do que em 2003. Segundo informações da Associação Paranaense de Avicultura (Avipar), o Estado exportou US$ 683 bilhões ou 681 mil toneladas de carne de frango no ano passado e espera ampliar em mais 15%, em 2005, tanto a produção quanto a exportação de aves.

O presidente da indústria veterinária veio discutir a realidade do mercado para o setor com os colegas dos laboratórios paranaenses (Biogenesis, Prado, Inpextraco) tendo em conta a importância estratégica do Estado no segmento agropecuário.

A Avipar informa que 22,67% dos alojamentos de pintainhos do Brasil estão localizados no Paraná, o que significa que os produtores estaduais são grandes compradores de produtos veterinários avícolas.

Salani disse que houve um incremento de 11% nos resultados da indústria brasileira de saúde animal em 2004. Segundo ele, a expectativa para 2005 também é muita boa. "Temos esperança de que o setor vai alcançar um crescimento de mais 10% este ano", ressaltou. Para o dirigente, atualmente, o cuidado com a sanidade animal é "um ponto de honra" na cadeia de produção de aves, gado e suínos.

A necessidade de programas sanitários, disse ele, é incondicional para um país como o Brasil que ocupa cada vez mais uma posição de destaque no comércio de carnes.

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal reúne mais de 90% dos laboratórios veterinários do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.