CI

Paraná adere ao sistema nacional de inspeção

Adesão só permite comercio de produtos de origem animal entre regiões com sistemas de inspeção equivalentes


O Paraná está se preparando para aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção dos Produtos de Origem Animal (SISBI), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com a adesão, estados e municípios poderão comercializar produtos de origem animal somente entre regiões com sistemas de inspeção equivalentes. O objetivo é garantir a qualidade dos alimentos no comércio entre as estados e municípios.

Para a adequação a esse sistema, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento reuniu nessa terça-feira (12-06), em Curitiba, 200 técnicos da estrutura estadual do Ministério da Agricultura no Paraná e dos Núcleos Regionais da Secretaria. Eles assistiram à palestra de Nelmon Oliveira da Costa, diretor do Departamento de Inspeção dos Produtos de Origem Animal (Dipoa), do Ministério da Agricultura.

Nelmon Costa esclareceu os procedimentos necessários para que o Paraná e seus municípios possam aderir ao Sistema, que se ampara no princípio da equivalência. A legislação prevê que a comercialização de produtos de origem animal ocorra entre Estados e municípios que dispõem de regulamentos e procedimentos equivalentes para a inspeção de produtos de origem animal.

Com a adesão, todos os produtos serão inspecionados e fiscalizados com o mesmo rigor em todas as regiões que aderirem ao sistema, para garantir a qualidade dos alimentos, explicou Silmar Bürer, diretor do Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Defis).

Segundo o diretor da Secretaria, Herlon Goelzer de Almeida, que participou da abertura do encontro, o secretário da Agricultura Valter Bianchini deixou claro o compromisso firmado com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, com a sanidade agropecuária no Paraná e essa decisão deve repercutir em todos os municípios do Estado. “Queremos um trabalho integrado também nas prefeituras municipais para fortalecer o processo de sanidade”, afirmou Almeida.

Os técnicos assistiram ainda a palestra “Visão do Setor Produtivo Organizado nas Ações de Sanidade Agropecuária do Estado do Paraná” do diretor-executivo do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec), Antonio Leonel Poloni, que reforçou o apoio do setor privado na intensificação das parcerias com o setor público, nas questões de sanidade agropecuária.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.