CI

Paraná começa vacinação contra febre aftosa neste sábado (1º)

Em maio, na primeira etapa de 2008, a cobertura vacinal foi de 98,6%


Mais de nove milhões de bovídeos do Paraná devem ser vacinados contra a febre aftosa, entre os dias 1º e 20 de novembro. Será a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Em maio, na primeira etapa de 2008, a cobertura vacinal foi de 98,6%.

Segundo o responsável pelo Programa de Erradicação da Febre Aftosa do estado, Valdir Mariot, o Paraná pertence à área livre da febre aftosa com vacinação, desde 2000 e a vacinação tem papel fundamental na manutenção desse status. “A importância da imunização é manter os animais protegidos da doença. Além disso, a vacina assegura o status sanitário. Assim, podemos participar de mercados nacionais e internacionais”, afirma.

Além de imunizar, é preciso que pecuaristas comprovem que vacinaram o rebanho. Produtores devem ir, até o dia 30 de novembro, às unidades veterinárias locais ou escritórios de atendimento da Secretaria de Agricultura Estadual do Paraná e fazer a comprovação. Caso deixe de informar, o criador será multado em dinheiro, por animal não vacinado, ficará proibido de transitar com o rebanho enquanto não receber a vacina, de acordo com a legislação sanitária da secretaria de Agricultura do estado.

Durante a campanha, serão realizadas ações com objetivo de incentivar altos índices de vacinação. Será feita a fiscalização do comércio das vacinas e, em algumas propriedades, o estado fará a vacinação assistida (com acompanhamento do serviço oficial) e a vacinação oficial (o estado é quem aplica a vacina no rebanho).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.