CI

Paraná corta 5 milhões de toneladas na soja

Segundo o Deral safra 2021/22 está agora estimada em 13,1 milhões de toneladas


Foto: Marcel Oliveira

Em um novo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) a safra de soja do Paraná na temporada 2021/22 foi reduzida em mais de 5 milhões de toneladas. A colheita está agora estimada em 13,1 milhões de toneladas. Isso indica uma queda de quase 38% em relação às projeções iniciais de cerca de 21 milhões de toneladas.

A redução se dá em função dos impactos do clima nas lavouras. A estiagem fez algumas lavouras reduzirem o ciclo de 120 pra 90 dias e algumas regiões, como o Oeste, colhem apenas uma média de 8 sacas por hectare.

As perdas em soja e milho foram registradas com maior intensidade nas regiões oeste e sudoeste,. Considerando outros produtos, como batata, feijão e silagem, as perdas estimadas pela seca são próximas de R$ 17 bilhões, conforme o Deral.

O estado já foi o segundo maior produtor nacional da oleaginosa mas na safra passada perdeu o posto para o Rio Grande do Sul, também em função da estiagem naquele período. Ainda de acordo com o Deral as perdas na soja paranaense são irreversíveis.

“É difícil recuperar as perdas das áreas onde está em estágio de frutificação. Mudar para cima (a estimativa) não vai, é muito difícil. Para baixo, é possível”, afirmou chefe do órgão, Salatiel Turra, em entrevista à Reuters.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.