CI

Paraná cria programa Trator Popular Solidário

Edital do governo paranaense prevê a aquisição de 4 mil tratores até 2010


Edital do governo paranaense prevê a aquisição de 4 mil tratores até 2010 para o programa "Trator Popular Solidário e Implementos", da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A licitação, com a divulgação do vencedor, será dia 16 de agosto. A Agência de Fomento do Paraná coordenará todo processo de cadastramento e financiamento dos agricultores interessados em participar do programa que irá colocar a disposição dos interessados dois modelos de tratores.

O primeiro lote será composto por tratores de 50 CV, cujo valor máximo não pode ultrapassar a R$ 45 mil. No segundo lote, de tratores com 75 CV, o valor máximo é de R$ 65 mil. O prazo máximo de financiamento é de 10 anos, sendo 2 anos de carência e 8 de amortização.

Segundo o secretário de Agricultura, Valter Bianchini, o programa "Trator Solidário" tem foco na agricultura familiar tendo como premissa a sua inclusão no sistema econômico e social de forma competitiva e, sobretudo, o uso sustentável dos recursos naturais, disse. Para tanto, estabeleceu procedimentos de parceria com a sociedade organizada que responde pelo setor agropecuário, bem como com as instituições de governo cujas ações implicam na melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais, disse.

"O Programa Trator Popular Solidário e Implementos é um instrumento de apoio direto aos agricultores familiares de forma organizada. Possibilita a prática de parceria e da co-responsabilidade, além de funcionar como um dos alicerces da sua recuperação econômica de forma progressiva", disse o secretário.

"O Paraná, com todo seu potencial, não tem mais como expandir suas áreas e o aumento de sua produção encontra-se condicionado ao aumento da produtividade. Daí, a importância deste programa, que além de democratizar a compra de tratores, vai ampliar a produção e agregar valores", completou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.