CI

Paraná criará centro de inteligência artificial do Agro

Estrutura pretende reunir e estimular parcerias entre pesquisadores, startups e empreendedores


Foto: Pixabay

Representantes de Instituições de Ensino Superior, de pesquisa, entidades civis e empresas relacionadas à área do agronegócio se reuniram para debater a criação do Centro de Inteligência Artificial em Agro no Estado do Paraná. Ele será realizado por meio de uma parceria entre a área pública e privada. 

A estrutura pretende reunir e estimular parcerias entre pesquisadores, startups e empreendedores relacionados ao agronegócio gerando novas tecnologias e produtos. Isso porque, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações vai criar oito centros de pesquisa em inteligência artificial em todo o país, sendo quatro no estado de São Paulo e o restante espalhado pelo país. 

Nesse cenário, o centro que será localizado na paranaense Londrina parece estar bem próximo de ser efetivado. Segundo o reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sergio Carvalho, o debate acontece exatamente no momento em que várias universidades públicas buscam maior aproximação com a iniciativa privada, visando estimular a inovação. 

As entidades interessadas trabalham agora para escrever o projeto e participar de edital do Governo Federal, envolvendo a iniciativa privada. Participaram do encontro virtual nesta terça-feira representantes da Escola Superior de Agronomia Luís de Queiroz (Esalq/USP), Fatec, Unioeste, Cooperativas Agrárias, da Embrapa Soja, de Sindicatos Rurais, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), APL TI Londrina, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), de empresas reconhecidas no setor do agro como o grupo Jacto, Adama, New Holland, John Deere, Bayer e Velbrax Agro. 

  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.