CI

Paraná deve colher 2 milhões de toneladas a menos de milho

As condições do milho primeira safra pioraram. Apenas 35% das lavouras estão boas


Foto: Marcel Oliveira

Além de destacar as perdas na soja nesta safra, o Departamento de Economia Rural (Deral) também divulgou a situação do milho primeira safra no Paraná.  As condições das lavouras também pioraram em função da estiagem. Apenas 35% estão boas. No levantamento anterior, de 20 de dezembro, eram 63% em boas condições. Já as lavouras do grão em condições ruins passaram de 10% para 25%. Em condição média estão 40% das lavouras.

Em relação aos estágios de desenvolvimento 53% estão em frutificação e 28% em floração, momentos críticos quando a cultura demanda maior umidade. Outros 6% estão em desenvolvimento vegetativo e 13% já em maturação.

Em relação à projeção de safra, inicialmente, o Deral projetava a primeira safra em mais de 4 milhões de toneladas. Agora a estimativa passou para 2,4 milhões de toneladas. Ao final do mês passado, a estimativa era de 3,7 milhões de toneladas. A redução é de mais de 40%. Novos cortes na produção não estão descartados. No próximo dia 11 é a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que divulga nova projeção para a safra de grãos.

A recomendação é que produtores se apoiem nos decretos de emergência estaduais e municipais para acionarem os seguros. O cereal é plantado de forma mais ampla na segunda safra no Paraná e por isso há expectativa em relação às condições do clima nos próximos meses, com atuação da La Niña.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.