CI

Paraná deve colher 22% da safra nacional de grãos

A Secretaria da Agricultura estima uma colheita de 27 milhões de toneladas


O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nessa quarta-feira (08-11) o primeiro prognóstico da safra brasileira de grãos para 2007. O Paraná deverá se manter na condição de maior produtor de grãos do País. A Secretaria estadual da Agricultura estima uma colheita de 27 milhões de toneladas no Estado, o equivalente a 22% da produção nacional de grãos.

Considerando somente a área de verão, o Estado deverá colher 20,89 milhões de toneladas. Para chegar às 27 milhões de toneladas de grãos, o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura inclui as estimativas de cultivo de trigo e milho safrinha.

Na soma das safras de verão e inverno no país, o Instituto prevê uma produção total de 122,39 milhões de grãos em 2007, um aumento de 5,34% sobre a safra passada, que totalizou 116,55 milhões de toneladas.

O estudo do IBGE prevê ainda a recuperação de áreas perdidas pelos efeitos climáticos na Região Sul e dificuldades de infra-estrutura na Região Centro-Oeste que prejudicaram a comercialização, contribuindo para a derrubada dos preços. Por conta dessas dificuldades, a área plantada no País será 6,05% menor que a safra anterior. Para 2007, espera-se um plantio de 44,98 milhões de hectares, enquanto na safra passada foram plantados 47,88 milhões de hectares. A redução de área plantada vai ocorrer com mais intensidade na Região Centro-Oeste, que vai plantar menos soja.

Soja:

No Paraná, o aumento de área plantada com a soja deverá ser de 1,7%. Com a recuperação da produtividade, considerando um período de clima normal, a previsão de produção é de 11,82 milhões de toneladas, um acréscimo de 29% sobre a safra passada, quando foram colhidas 9,24 milhões de toneladas do grão. A previsão de produção no País, conforme o IBGE, é de 55,24 milhões de toneladas, um acréscimo de 5,5% sobre a produção anterior que alcançou um volume de 52,36 milhões de toneladas. “Se não houver problemas de clima e o Brasil colher a produção esperada, será a maior safra de soja da história”, afirma Otmar Hubner, técnico do Deral.

Milho:

A estimativa de produção de milho no Paraná deverá aumentar 13%. Na safra passada, foram colhidas 7,73 milhões de toneladas e para 2007 está prevista a produção de 8,15 milhões, sempre considerando período de normalidade do clima. No Brasil, o desempenho do milho da primeira safra deverá ser semelhante ao da soja. O IBGE está prevendo a produção de 34,50 milhões de toneladas de milho, um aumento de 9,7% sobre a safra passada que foi de 31,8 milhões de toneladas.

Feijão:

O incremento de produção esperado no Paraná deverá atingir 45,3% para o feijão. A previsão de produção no Estado é de 617 milhões de toneladas. O plantio já foi realizado em 80% da área prevista e a cultura apresenta bom desenvolvimento até agora. Para o Brasil, o IBGE prevê um incremento de 32,2% na produção de feijão das águas, também por conta da recuperação da produtividade. O país deverá produzir 2,01 milhões de toneladas, acima da produção anterior que foi de 1,52 milhões. As informações são do IBGE e da Secretaria da Agricultura do Paraná.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.