Projeção

Paraná já plantou 55% da área de trigo

Lavouras estão 100% em boas condições
Por: -Leonardo Gottems
1095 acessos

O relatório semanal de acompanhamento das condições das lavouras, divulgado nesta semana pela Secretaria de Agricultura do Paraná, registrou que o estado já plantou 55% dos 998 mil hectares previstos para a safra 2017/18. O plantio encontra-se adiantado na comparação com o ano passado, quando na mesma época haviam sido semeados 31%.

“Até o momento, as condições das lavouras estão 100% boas. Com relação ao estágio do plantio, 29% das lavouras estão em fase de germinação e 71% em fase de desenvolvimento vegetativo”, ressalta o analista sênior da Consultoria Trigo & Farinhas, Luiz Carlos Pacheco.

A maior redução ocorreu na região de Umuarama (-56%). A segunda maior ocorreu numa região importante que é Guarapuava (-28%). A terceira, foi Curitiba (-26%), seguida de outra região importantíssima: Toledo, (-25%). Houve reduções em outras regiões importantes como Cascavel (-13%), Campo Mourão (-12%), Francisco Beltrão (12%), Maringá (-9%) e Apucarana (-6%).

Estas reduções foram parcialmente compensadas pelo aumento de 25% em União da Vitória, 8% em Irati e 1% em Cornélio Procópio. Ivaiporã, Jacarezinho e Laranjeiras do Sul deverão manter a mesma área, segundo o Deral. No total o estado reduziu - 8% da área a ser plantada de trigo na safra 2017/18.

“A primeira estimativa de produção oficial é de 3,149 milhões de toneladas, cerca de 8,62% a menos do que as 3,45 milhões de toneladas produzidas na safra anterior”, conclui a T&F.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink