CI

Paraná lidera ranking de iniciativas de agroecologia

Pesquisa inédita identificou 147 ações em municípios paranaenses


Foto: Arquivo

Levantamento inédito ‘Municípios agroecológicos e políticas de futuro’, realizado pela Articulação Nacional da Agroecologia (ANA), identificou nos municípios paranaenses 147 ações de apoio à agroecologia, segurança alimentar e nutricional e produção sustentável de alimentos. O número revela o Paraná como estado com mais iniciativas municipais de apoio ao setor em todo o país.

O montante também representa 52% de todas as iniciativas identificadas na região Sul, que acumula quase 280 ações voltadas ao setor. Na sequência, aparecem Santa Catarina com 81 iniciativas e Rio Grande do Sul com 54. "É um resultado positivo, que demonstra a capacidade dos municípios de fomentar o desenvolvimento da agroecologia e da economia local", comenta Flavia Londres, engenheira agrônoma e uma das coordenadoras da pesquisa.

De acordo com a pesquisa, 85 municípios paranaenses são beneficiados com políticas públicas divididas por eixos temáticos como promoção da alimentação adequada e saudável (13% das iniciativas); agricultura urbana e periurbana (9%); apoio a feiras e circuitos curtos de comercialização (9%) e alimentação escolar (9%).

Entre os destaques da análise realizada, que utiliza-se de critérios de engajamento do poder público municipal e inovação, está a Lei nº 4.357/15, que institui a Semana de Incentivo à Agroecologia no município de Francisco Beltrão. O objetivo dessa lei é incentivar políticas públicas, programas e ações indutoras da transição agroecológica, produção orgânica e de base agroecológica.

Além de Francisco Beltrão, há iniciativas em municípios como Araucária, Cascavel, Campo Largo, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Matinhos, Paranaguá, Palmeira, Rebouças e São José dos Pinhais, além de Curitiba.

Em escala nacional, o levantamento ‘Municípios agroecológicos e políticas de futuro’. mapeou 727 iniciativas em todos os estados, distribuídas por mais de 500 municípios brasileiros. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.