CI

Paraná mostra sua força em evento do agro em Brasília

Comitiva paranaense no Encontro Nacional do Agro, promovido pela CNA, contou com mais de 350 pessoas


Foto: Divulgação

A agropecuária paranaense mostrou toda a sua força diante do país durante o Encontro Nacional do Agro, realizado em Brasília, no dia 10 de agosto. A comitiva do Paraná foi uma das maiores entre todos os Estados, levando mais de 350 pessoas à capital federal. Ao todo, 123 sindicatos rurais foram representados, contando com participação significativa de integrantes da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF). A logística para cumprir todo o itinerário envolveu dois aviões fretados e dez ônibus (quatro em Curitiba e seis em Brasília). Considerando que as viagens dos produtores rurais paranaenses começaram em cidades do interior, ainda no dia 8, e terminaram apenas no dia 11, foram quatro dias de esforço coletivo para concretizar a caravana.

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, destacou o empenho das centenas de produtores rurais paranaenses em mais uma demonstração de união do setor estadual. “O Paraná é um exemplo para o Brasil na mobilização para defender os interesses dos produtores rurais. A presença em Brasília com toda essa força é um reflexo do que construímos nas últimas décadas. Cada conquista na nossa história só se tornou possível porque nos engajamos na vida pública, exatamente como fizemos nessa viagem a Brasília”, enfatizou.

O evento promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu 3,2 mil lideranças rurais de todo o Brasil, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Em seu discurso aos participantes, o chefe do Executivo tratou de diferentes agendas, como a da regularização fundiária e segurança na área rural, e destacou o fato de a agropecuária brasileira ser uma das que mais preserva no mundo. “Nunca se viu tanto orgulho de ser brasileiro como agora. Isso é Brasil, isso é cada um de vocês. Não somos o país do futuro, somos o país do presente”, destacou o presidente.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, classificou o evento como um dia marcante para o Brasil. “Em outros momentos em que CNA promoveu encontros como esse, nós mudamos o Brasil. As milhares de pessoas [que estão aqui] vão fazer grandes reflexões, que vão ao encontro daquilo que nós queremos para o desenvolvimento agropecuário”, avaliou Montes.

De acordo com o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), Sergio Souza, nos últimos anos, as pautas do agro têm ganhado celeridade na tramitação. “Nossa bancada não é a maioria, mas é a mais organizada. Precisamos de uma bancada cada vez mais forte para ajudarmos o presidente da República. Por isso que chamo a atenção de maneira especial para a necessidade dessa sintonia. Vamos voltar para os nossos Estados, nossas cidades, levando a mensagem da esperança”, convocou o líder ruralista, que fez menção a Meneguette em seu discurso.

A deputada federal e ex-ministra da agricultura, Tereza Cristina, também prestigiou o evento. A parlamentar se referiu à plateia como um exército verde e amarelo que produz. “Esse verdadeiro exército de pequenos produtores, produzindo de maneira integrada, são exemplo para o mundo. A priorização do agro na política é algo que deve ocorrer, pois esse é um setor que não pode parar. Hoje, vejo que o campo tem uma esperança enorme em seguir no projeto de avanços e modernização do país”, analisou.

Futuro

A programação do encontro contou com a apresentação do documento “O que esperamos dos próximos governantes”. O presidente da CNA, João Martins, salientou que o engajamento dos produtores rurais nos rumos do país é de suma importância. “O mundo está na expectativa para que Brasil se consolide como primeiro e mais seguro celeiro do mundo. Temos equipamentos e tecnologia, mas só isso não é o suficiente. Precisamos que o Brasil se modernize, que o Congresso Nacional que será eleito tenha coragem de votar as grandes reformas que o Brasil precisa. Vamos voltar para casa sabendo que está em nossas mãos o destino desse país”, apontou.

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, detalhou o documento preparado pela Confederação para entregar aos governantes da próxima gestão, dos poderes Executivo e Legislativo. O material sinaliza para a construção de uma relação harmoniosa entre os poderes para que o Brasil evolua. “Não falamos só do agro. Para que o agro vá bem, o Brasil precisa ir bem. Temos necessidades urgentes no país, em termos de reformas [política, administrativa e tributária], saúde, emprego e segurança”, elencou.

O documento é dividido em quatro partes: Segurança alimentar; Desenvolvimento econômico; Desenvolvimento social e Desenvolvimento sustentável. Entre as medidas defendidas estão a ampliação da produção de fertilizantes no Brasil, a aprovação de projetos de lei relacionados à regulamentação de defensivos agrícolas e bioinsumos, a ampliação da conectividade no campo e o fomento à irrigação. O aumento na eficiência dos programas sociais e criação de mecanismos transitórios de reinserção das famílias no mercado de trabalho também integram as diretrizes listadas no documento.

O material apresentado aos participantes, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, ainda passará por aprimoramentos. Todas as federações da agricultura do país receberão as propostas e terão a chance de formular críticas e sugestões. O Sistema FAEP/SENAR-PR será uma das entidades que vai receber o material e enviar as contribuições com as demandas dos produtores rurais paranaenses.

Programação

O Encontro Nacional do Agro teve programação ao longo de um dia. Pela manhã, o painel “Cenário econômico e seus reflexos no agro” tratou da conjuntura que envolve o vai e vem das commodities agrícolas. Os palestrantes foram o especialista em agronegócio Alexandre Mendonça de Barros e Roberto Rodrigues, coordenador do centro de agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ainda pela manhã, o jornalista Alexandre Garcia mediou a mesa redonda “Segurança alimentar e meio ambiente”.

O local do evento reuniu espaços interativos, onde os produtores rurais puderam transitar. Uma feira com produtos típicos de todo o Brasil proporcionou a degustação de alimentos e bebidas. Ainda houve tempo para mais debates técnicos, com as palestras “Cenário político e agenda legislativa”, com Roberto Brant e Nilson Leitão, da CNA, e “Redes sociais e comunicação emocional”, com a influencer Camila Telles e o consultor da CNA Paulo Crepaldi.

A viagem

  • O trajeto dos produtores rurais paranaenses contou com dois aviões fretados, que saíram de Curitiba rumo a Brasília nos dias 8 e 9 de agosto;
  • Para fazer os deslocamentos entre hotéis, aeroportos e centro de eventos, foram utilizados dez ônibus de viagem;
  • Alguns produtores rurais tiveram a oportunidade de voar primeira vez, o que gerou surpresas e emoções nos voos;
  • A distância entre Curitiba e Brasília é de 1,3 mil quilômetros, ou seja, somente em deslocamento aéreo foram mais de 5 mil quilômetros;
  • Em um dos jantares em Brasília, a comitiva do Paraná foi prestigiada pelo deputado estadual Tião Medeiros e os deputados federais Aline Sleutjes e Sergio Souza;
  • Nesse mesmo jantar, uma comitiva da CNA, liderada pelo presidente João Martins, fez questão de dar as boas-vindas ao grupo paranaense;
  • Das 350 pessoas da comitiva paranaense, 71 eram integrantes da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP;
  • Ao todo, 83 membros da caravana eram presidentes de sindicatos rurais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.