CI

Paraná plantará mais milho em 2019 

"O clima não favoreceu as lavouras de milho"


O analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica afirmou que o estado do paraná plantará uma quantidade maior de milho em 2019, mesmo tendo colhido menos na safra de 2018. De acordo com ele, o volume de colheita estimado para esse ano pode se quase um terço menor do que o ano passado. 

“A Secretaria de Agricultura do Paraná voltou a reduzir sua estimativa para a produção de milho segunda safra no Estado. Devem ser colhidas 9,119 milhões de toneladas, ante as 9,299 milhões esperadas em julho. No ciclo 2016/17, os paranaenses colheram 13,143 milhões de toneladas de safrinha. Se confirmada a previsão de ontem, o volume será 31% menor”, informa o analista. 

Nesse cenário, dados de um levantamento produzido pelo Departamento de Economia Rural (Deral) indicam que a previsão da área plantada foi revisada para cima no último mês. Quanto a isso, Pacheco diz que a produtividade deve ser menor devido as distintas intemperes climáticas que atingiram as plantações de milho paranaenses em diversos períodos. 

“Segundo o Deral, o clima não favoreceu as lavouras de milho. Até segunda-feira (27), 87% da área plantada no Paraná havia sido colhida. Contudo, o cereal ainda no campo tem condições de desenvolvimento abaixo do ideal: apenas 17% das plantações têm boas condições, 47% condições médias e 36%, ruins”, explica. 

No que se refere a safra de verão, o estado deve registrar uma queda na produção, se comparado com a última safrinha. “Já para o milho verão, o Deral aumentou sua expectativa de produção na temporada 2017/18 de 2,862 milhões para 2,888 milhões de toneladas, queda de 42% ante o ciclo 2016/17”, finaliza. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.