CI

Paraná quer ser área livre de aftosa

PR quer enviar relatórios que comprovam a situação sanitária do rebanho paranaense


Representantes do governo do Paraná pediram nessa terça-feira (12-12) que o Ministério da Agricultura encaminhe, em janeiro, ao Comitê Veterinário da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) relatórios que comprovam a situação sanitária do rebanho paranaense. No dia 19 de outubro, o ministro Luís Carlos Guedes Pinto anunciou a liberação das áreas do Estado que estavam sob restrições por causa dos focos de febre aftosa diagnosticados no PR e no Mato Grosso do Sul no ano passado. Em novembro, uma instrução normativa suspendeu as restrições impostas ao comércio de animais vivos e de carne produzida em sete propriedades paranaenses.

O reconhecimento da OIE é fundamental para que os países importadores voltem a comprar carnes do Paraná. Tradicionalmente a reunião do comitê acontece em março, mas o Paraná alega que está sendo prejudicado pelo vizinho Mato Grosso do Sul, que está atrasado em seus relatórios. Por integrarem o mesmo circuito pecuário, os dois estados deveriam apresentar seus relatórios conjuntamente. A reunião anual da OIE acontece em maio, quando a organização pode apresentar sua resposta aos pedidos apresentados pelos países membros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.