CI

Paraná sedia evento internacional sobre cafés especiais

O evento deve atrair cerca de 4 mil visitantes, entre cafeicultores, pequenas indústrias, corretores, fabricantes de insumos e equipamentos, entidades do agronegócio, compradores de cafés especiais e outros interessados


Estão programadas rodadas de negócios nacionais e internacionais para aproximar compradores e produtores do setor

Comercialização, associativismo e gestão. Esse são os temas da terceira edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – Ficafé, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro no município de Jacarezinho. Neste ano, o evento deve atrair cerca de 4 mil visitantes, entre cafeicultores, pequenas indústrias, corretores, fabricantes de insumos e equipamentos, entidades do agronegócio, compradores de cafés especiais e outros interessados.

O objetivo é proporcionar a aproximação entre produtores e compradores de cafés especiais e possibilitar a oferta dos produtos desses empreendedores ao mercado mundial. Na programação, estão mesas de debates, painéis e palestras sobre os cenários da cafeicultura no estado e no País, a diferenciação do produto como estratégia de comercialização e os impactos da certificação na produção e agregação de valor na cafeicultura.

Entre as novidades deste ano, estão exposição sobre o ciclo completo do café, desde o plantio, passando pelas fases de beneficiamento até a etapa final de armazenamento, além do espaço-mulher, uma área dedicada a difundir entre os consumidores e produtores rurais a arte do preparo de um bom café.

Estão programadas ainda rodadas de negócios nacionais e internacionais. Durante as rodadas, diversos lotes de cafés especiais da região estarão à disposição para degustação dos interessados. De acordo com Odemir Capello, consultor do Sebrae em Jacarezinho, as rodadas deverão acontecer paralelamente e a internacional contará com a presença de aproximadamente dez compradores do exterior. “Eles terão a oportunidade de conhecer o processo produtivo do café da região e de fechar negócios durante o evento ou futuramente", afirma.

Realizada pelo Sebrae no Paraná, em parceria com a Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), a Ficafé conta com apoio do Banco do Brasil, da prefeitura de Jacarezinho, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), da Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar) e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.