CI

Paraná tem mais dois casos da nova gripe e total chega a 33

O Paraná tem o registro de 555 notificados ao Ministério da Saúde, dos quais 33 já confirmados, 137 descartados e 385 aguardando resultados


A Secretaria da Saúde divulgou neste domingo (5) o 32° Boletim Epidemiológico, que traz a confirmação de mais dois casos da nova gripe no Estado. O Paraná tem o registro de 555 notificados ao Ministério da Saúde, dos quais 33 já confirmados, 137 descartados e 385 aguardando resultados.

Dos dois casos confirmados neste domingo, um deles está na região de Curitiba. Uma mulher retornou da Argentina no dia 24 de junho e apresentou sintomas de gripe. Ela está em isolamento domiciliar e se recupera bem. Nesta semana ela poderá retornar as suas atividades normais. O outro caso está na região de Ponta Grossa. O rapaz também viajou para a Argentina e apresentou sintomas de gripe logo que retornou ao Brasil. Ele está em isolamento domiciliar e também se recupera bem.

A Secretaria da Saúde informou também que o tempo de espera pelos resultados dos exames varia, podendo demorar cerca de 10 dias devido ao acúmulo de exames solicitados após a confirmação dos primeiros casos no Brasil.

Hoje, apenas três laboratórios no Brasil realizam este tipo de exame — o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo , o Instituto Evandro Chagas, em Belém e a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

A Secretaria da Saúde também reafirmou não ser necessária a suspensão de aulas ou outras medidas de distanciamento social, até a presente data, já que não há caracterização de transmissão autóctone e sustentada dentro do Estado, o que justificaria tal tomada de decisão. No entanto, alerta a quem chegou do exterior ou teve contato com pessoas vindas de outro país, há menos de 10 dias - e apresentou sintomas de gripe, como febre, tosse e dores no corpo (mialgia) - para que procure a unidade de saúde mais próxima e informe seu quadro clínico/ epidemiológico.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.