CI

Paraná terá mais de 2 mil toneladas de orgânicos

Passarão a ser beneficiadas 735 escolas em todo o Estado. No NRE de Laranjeiras do Sul serão atingidos 21 mil alunos


Passarão a ser beneficiadas 735 escolas em todo o Estado. No NRE de Laranjeiras do Sul serão atingidos 21 mil alunos

Este ano o Paraná aumentará 284% a quantidade de merenda escolar orgânica, em relação ao ano passado. Passarão a ser servidas 2.537 toneladas deste tipo de alimento, ampliando em 61% o número de escolas beneficiadas com produtos orgânicos.

Este ano, 735 escolas serão beneficiadas, em 92 municípios. No ano passado, eram atendidos 465 estabelecimentos de ensino, em 69 cidades. O número de cooperativas e associações de produtores orgânicos fornecedoras também subiu, passando de 10 para 22.


A agricultura familiar acaba sendo um dos grandes provedores de alimentos orgânicos. No ano passado, metade do que era consumido nas escolas, por todo o Estado, vinha das pequenas propriedades. Açúcares, carne, ovos, cereal, feijão, frutas, hortaliças, iogurte e similar, legumes, leite, outros lácteos, panificados e sucos são fornecidos diariamente para as escolas.
O valor destinado à compra dos produtos da agricultura familiar passou a R$ 32 milhões. Mas a liberação do governo poderá chegar à R$ 45 milhões. Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, este é um grande passo dado. “Aumentamos em quase 1.500% a destinação de recursos para compra da agricultura familiar, e dentro disto priorizamos produtos orgânicos”, afirmou.


NRE Laranjeiras
Somente no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul, são beneficiados cerca de 21 mil estudantes, em 61 estabelecimentos de ensino, que incluem Apae, Ceebeja e Casa Familiar Rural. No ano passado, as escolas alocados no NRE de Laranjeiras recebiam 71 produtos. Em 2013, este número passou para 83, aumentando os grupos alimentares de sete para 12.
O número de cooperativas fornecedoras também teve sensível aumento, passando de cinco para seis.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.