CI

Paranaguá deve recuperar cerca de 2,5 milhões de t de cargas em 2012

De janeiro a novembro, foram exportadas pelo porto de Paranaguá 17 milhões de toneladas de granéis sólidos

A exportação de grãos pelo Porto de Paranaguá deve crescer em até 2,5 milhões de toneladas em 2012. Com as melhorias operacionais realizadas ao longo do ano, diversos exportadores que haviam desistido de operar por Paranaguá estão voltando. A dragagem de manutenção dos berços de atracação – primeira obra autorizada pelo governador Beto Richa – permitiu que a safra de grãos fosse operada em sua plenitude, garantindo o sucesso das operações.


De acordo com Mauricio Silva Xavier, diretor da Gransol Granéis Sólidos, só a empresa que ele administra deve trazer de volta a Paranaguá 500 mil toneladas de soja e milho, que estavam sendo escoadas pelo Porto de Santos. “As dificuldades criadas pelo governo anterior afugentou muita gente. Agora, com o governo Beto Richa mais aberto ao diálogo e dando melhor condição de trabalho aos operadores, tudo ficou mais fácil”, avalia.

Outra empresa que está trabalhando na recuperação de cargas é a AGTL. De acordo com o diretor Marcos Altenburger, em 2012 voltará a Paranaguá um milhão de toneladas de farelos, que estavam sendo escoados por São Francisco. “E estamos falando de apenas um cliente que decidiu retornar a Paranaguá. Nossa expectativa é aumentar ainda mais este volume”, disse.

Para o superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron, mais do que a simples recuperação de cargas, o crescimento na movimentação vai propiciar mais emprego e renda aos trabalhadores. “Esta, na verdade, sempre foi a principal meta do governo do estado. Trabalhamos para tornar o porto competitivo, recuperar cargas e promover mais trabalho e renda aos que atuam no sistema”, disse.


Paraguai – Para 2012, há ainda a expectativa de ampliar a exportação de soja do Paraguai pelo Porto. Só este ano foram 100 mil toneladas exportadas e a expectativa é que, em 2012, cheguem a ser exportadas por Paranaguá até um milhão de toneladas de soja do Paraguai. Há pelo menos oito anos o Porto não escoava grãos do país vizinho por conta de dificuldades impostas aos exportadores paraguaios e políticas públicas que inviabilizavam os negócios.

De janeiro a novembro, foram exportadas pelo porto de Paranaguá 17 milhões de toneladas de granéis sólidos. O volume é 4% superior ao registrado em 2010 no mesmo período.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.