CI

Parceiros destacam excelência do Senar no lançamento do FIP Paisagem

Senar em capacitar e dar assistência técnica ao produtor rural será o diferencial na execução do Projeto FIP Paisagem


A excelência do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em capacitar e dar assistência técnica ao produtor rural será o diferencial na execução do Projeto FIP Paisagem, afirmaram os parceiros durante o lançamento da iniciativa, na quarta (12), na 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24) em Katowice, Polônia.

O projeto fará a gestão integrada da paisagem do bioma Cerrado por meio do monitoramento de imagens por satélite, disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O Senar vai levar assistência técnica e gerencial para produtores rurais de nove estados do bioma.

“O Serviço Florestal Brasileiro tem expectativa muito grande em relação ao projeto por acreditar que o Senar tem excelência em atuação junto aos produtores rurais nas atividades que já vem desenvolvendo nas áreas produtivas,” afirmou Janaína Rocha, Gerente Executiva de Cadastro de Florestas.

Janaína ressaltou ainda o lado gerencial da assistência técnica do Senar que, segundo ela, dá acesso a novos e melhores mercados para o produtor rural, agregando valor aos produtos e intensificando a produção nas mesmas áreas que já foram convertidas.

“Esperamos que o FIP Paisagem seja o início de uma parceria que tende a se estreitar entre o Sistema Florestal Brasileiro e o Senar, além dos demais parceiros envolvidos, com a expectativa de fazermos o melhor trabalho para levar a melhor tecnologia e assistência técnica ao produtor rural, demonstrando que o nosso país produz sim com muita sustentabilidade.”

Para Sidney Medeiros, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o projeto tem caráter inovador, onde o produtor rural será protagonista na execução de diferentes políticas públicas como a recuperação de pastagens e do passivo ambiental nas propriedades.

“O FIP Paisagem vai ajudar o produtor a se adequar à legislação ambiental ao mesmo tempo em que intensifica a produção agropecuária e passa a ser mais resiliente no campo, com mais retorno financeiro. O Ministério da Agricultura tem certeza do sucesso desse projeto.”

Anselm Duchrow, diretor de Proteção e Gestão Sustentável das Florestas Tropicais da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), afirmou que as expectativas em relação ao FIP Paisagem são as mais altas possíveis. A GIZ é uma das instituições executoras do projeto.

“Nós achamos que será uma experiência muito boa no sentido de harmonizar a produção agrícola e a restauração ambiental dentro do Código Florestal. O que vai permitir isso é essa fantástica parceria entre o Serviço Florestal, Senar, GIZ, Embrapa e Ministério da Agricultura.”

Segundo Duchrow, outra frente do projeto será possível usar o crédito rural dentro das prioridades para que o produtor faça a regularização ambiental. “Isso trará benefícios para o clima, para a produtividade e sustentabilidade agrícola, principalmente, e para a proteção dos recursos hídricos. Estamos ansiosos para começar esse trabalho conjuntamente.”

O FIP Paisagem terá duração de seis anos Cada propriedade receberá atendimento da assistência técnica do Senar por 24 meses, com ações voltadas para o aumento da produtividade e da renda nas cadeias produtivas assistidas.

“No FIP Paisagem, vamos levar também informações sobre legislação ambiental para que os produtores rurais possam elaborar e executar o plano de recuperação ambiental declarado no Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, afirmou Mateus Tavares, assessor técnico do Senar que participou do lançamento do projeto na COP.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.