Parceria CENA/USP com o Programa de Melhoramento de Arroz da Epagri
CI
Agronegócio

Parceria CENA/USP com o Programa de Melhoramento de Arroz da Epagri

Em setembro de 2010 iniciou-se uma série de novas atividades na área de indução de mutações em arroz irrigado
Por:
O professor Augusto Tulmann Neto, do Centro de Energia Nuclear/Campus Luiz de Queiroz/Piracicaba da Universidade de São Paulo, fez sua visita técnica rotineira ao Projeto Arroz da Epagri na Estação Experimental de Itajaí. O professor Tulmann visita anualmente a Estação em virtude da estreita colaboração que há anos ocorre entre o CENA/USP e a Epagri na obtenção de variabilidade genética através do emprego da mutagênese induzida por radiação gama.

A parceria teve início na década de 70, através do pesquisador da Epagri, Takazi Ishiy e do professor Akihiko Ando (CENA/ESALQ/USP), que em 2005 foi homenageado pela Epagri que atribuiu à sua 14ª cultivar de arroz, a denominação de SCS 114 Andosan, cultivar esta oriunda do emprego da mutação induzida no programa de melhoramento.

Em setembro de 2010 iniciou-se uma série de novas atividades na área de indução de mutações em arroz irrigado. Na oportunidade, foram implantadas na Estação Experimental de Itajaí 4 populações M1 oriundas de sementes submetidas a duas doses de radiação gama aplicadas no CENA/USP sobre duas cultivares de arroz irrigado (SCS116 Satoru e a Sabbore). Além disso, sementes da cultivar SCS116 Satoru também foram submetidas a uma indução química usando-se EMS (Metano Sulfonato de Etila), enquanto em sementes da cultivar Sabbore aplicou-se a azida sódica. Na atual safra 2011/12 estão a campo as plantas da geração M2 oriundas destes trabalhos, que mostram expressiva variabilidade genética, fato este muito desejável num programa de melhoramento desta natureza.

O CENA é parceiro da Epagri há muitos anos, havendo iniciado seus trabalhos com arroz, mandioca, e atualmente estão em curso também trabalhos com a espécie Espinheira Santa (planta bioativa), na qual se buscam mutantes com menos “espinhos” nas folhas. Na Epagri os trabalhos em parceria com o CENA/USP são conduzidos pelos pesquisadores Alexander de Andrade, Rubens Marschalek, Terezinha Heck, com apoio de Moacir Antônio Schiocchet, Andrey Martinez Rebelo e Antônio Amaury Silva Júnior.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.