CI

Parceria com escola fortalecerá Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Uma reunião foi realizada na quarta (6) na escola para começar a definir as ações da nova parceria


Agentes da Embrapa Tabuleiros Costeiros e do Colégio Amadeus, da rede de ensino particular de Aracaju, vão atuar em parceria para fortalecer ações com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Uma reunião foi realizada na quarta (6) na escola para começar a definir as ações da nova parceria. No encontro, o professor José bezerra, coordenador do Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade (PEAS) do Amadeus, recebeu os membros Comissão Local da Rede Embrapa ODS – o supervisor de Transferência de Tecnologia (TT), Paulo Carneiro, e as analistas Sonise Medeiros, Raquel Fernandes e Geovania Manos, de TT, e Beatriz Ferreira, de comunicação.

Os membros da comissão apresentaram as principais ações já iniciadas na Unidade da Embrapa a partir de 2018, como campanhas de sensibilização para os empregados conhecerem melhor os ODS, oficinas de capacitação e identificação de práticas sustentáveis já executadas, como a redução no consumo de papel, o descarte apropriado de pilhas e baterias e a coleta seletiva de resíduos.

Bezerra apresentou experiências exitosas desenvolvidas na escola, que contribuem para os ODS, como a coleta de óleo de cozinha usado para produção de produtos de limpeza, ações de logística reversa em parceria com a Faber Castel e consumo racional da água.

A ideia é intensificar as iniciativas em conjunto para garantir resultados mais efetivos das iniciativas voltadas para as comunidades estudantil, científica e rural, elevando a conscientização e a adoção de práticas cada vez mais sustentáveis por estudantes e suas famílias, agricultores, agentes de desenvolvimento e a comunidade universitária.

Em seguida à reunião, os participantes visitaram as instalações do colégio e ver de perto os pontos de coleta de logística reversa e a vitrine tecnológica de aquaponia (cultivo integrado de plantas hidropônicas com a criação de peixes), fruto da parceria entre Embrapa e Amadeus, onde são desenvolvidas atividades científicas e de educação ambiental.   

Como próximo passo, Bezerra foi convidado a participar da oficina ‘Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): ações da Embrapa e a agenda 2030 da ONU’ que acontecerá nos dias 13 e 14 de fevereiro na Embrapa Tabuleiros Costeiros.

ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela ONU em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

A pesquisa agropecuária nacional é forte aliada do Brasil e do Planeta no alcance das metas da Agenda 2030. Ao gerar conhecimentos e ativos tecnológicos para a sustentabilidade da agropecuária brasileira, a Embrapa vinculou sua atuação, direta ou indiretamente, a todos os 17 ODS.

Acesse aqui a página temática sobre a atuação da Embrapa em vinculação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nela, é possível compreender melhor como o trabalho da Embrapa se vincula a cada um dos 17 ODS. O espaço digital mostra, também, que a produção de alimentos alinhada à geração de inovação sustentável no campo contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, para a redução do preço da cesta básica e para a exportação de produtos brasileiros, o que movimenta a economia e traz recursos para o País.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.