CI

Parceria com prefeitura vai melhorar produção leiteira no Norte do PR

O projeto em Moreira Sales deverá beneficiar cerca de 100 pequenos produtores


A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento firmou parceria com a Prefeitura de Moreira Sales, Norte do Estado, para melhorar a alimentação do rebanho bovino leiteiro do município. Desde o ano passado, foram aplicados pelo Estado R$ 1,75 milhão em projetos de fomento à pecuária leiteira, nas áreas de melhoramentos na alimentação, na genética, e sistemas comunitários de resfriamento de leite em várias regiões.

O projeto em Moreira Sales deverá beneficiar cerca de 100 pequenos produtores de leite, com formas e condições de reforçar a alimentação do rebanho, principalmente nos períodos de estiagem e seca, aumentando a produção e a qualidade da silagem para os animais.

Para esse plano de ação foram liberados pelo Governo do Estado R$ 15 mil, que vão ser aplicados na aquisição de ensiladeiras. Já o município vai empenhar esforços para capacitação dos produtores, garantindo também a igualdade no uso do equipamento. Segundo os técnicos da secretaria, as ensiladeiras são utilizadas para picar forrageiras, como cana-de-açúcar, capim napier, milho e sorgo, propiciando a produção de silagem.

Caberá ainda a prefeitura orientar os produtores quanto às melhores técnicas e estratégias para garantir alimento de qualidade para o rebanho durante todo o ano, diminuindo os problemas com a sazonalidade da produção. “A alimentação dos animais é ponto primordial para o sucesso da atividade, pois representa o maior custo na produção. Ela está diretamente ligada ao desempenho do rebanho”, explica o zootecnista André Dias Lopes, da Divisão de Produção Agropecuária da secretaria.

Parcerias similares também estão sendo firmadas com outros municípios interessados em fomentar a atividade leiteira de pequenos produtores. A medida, ainda segundo os técnicos da secretaria, estimula a inovação e a adoção de práticas para a produção sustentável e o aumento da competitividade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.