CI

Parceria desenvolve biotecnologia para nematoides em soja

Produto é a base do fungo Trichoderma que também atua no crescimento das plantas


Foto: Nadia Borges

O Instituto Biológico (IB-APTA), ligado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, confirmou uma parceria com a multinacional canadense Lallemand Plant Care para desenvolver uma nova biotecnologia para controle de nematoides das galhas e de cisto na soja. Os nematoides são vermes fitoparasitas de solo que podem reduzir em até 20% do potencial produtivo da cultura.

O novo bionematicida chamado LALNIX RESIST é à base do fungo Trichoderma e tem lançamento previsto para o segundo semestre deste ano. "O uso de Trichoderma é uma alternativa natural para combater os nematoides, já que os produtos químicos não conseguem ter alta eficiência nesse combate. Como os nematoides são vermes de solo, o controle é dificultado", explica Ricardo Harakava, pesquisador do IB.

Este é o primeiro licenciamento realizado pelo Instituto Biológico de forma exclusiva. Os royalties do produto serão revertidos para novas pesquisas agropecuárias. O trabalho iniciou em 2013, quando a canadense procurou o Instituto Biológico para selecionar cepas de sua coleção de Trichoderma, que possui mais de 120 isolados, ou seja, linhagens de Trichoderma coletadas em diferentes biomas paulistas.

"Este trabalho se iniciou com a pesquisadora aposentada Cleusa M. M. Lucon, que foi responsável também por coletar esses isolados em 52 locais, com diferentes tipos de vegetação nativa como Mata Atlântica e Cerrado. Ao longo de todos esses anos, realizamos um trabalho em conjunto, até chegarmos neste novo produto", explica Harakava, atualmente líder do projeto.

Fungos do gênero Trichoderma apresentam crescimento rápido e podem ser utilizados em diversos tipos de indústria, como a de papel, alimentos, química e farmacêutica e, mais recentemente, na produção agrícola, como soja, cana-de-açúcar, algodão e olerícolas, entre outras. Eles controlam doenças causadas por fungos de solo, que infectam as raízes, a base dos caules e o sistema vascular das plantas, ocasionando podridões e murchas.

O uso do Trichoderma nas lavouras também traz outros benefícios, além do controle de nematoides, associados ao crescimento das plantas e à produtividade, principalmente quando aplicados em solos considerados pobres em nutrientes. Segundo o pesquisador do IB, ao melhorar o desenvolvimento das raízes e a solubilização de minerais, esses fungos acabam propiciando o melhor aproveitamento de água pelas plantas e uma maior absorção de nutrientes.

Os ácidos orgânicos e outros metabólitos produzidos pelo Trichoderma colaboram para a solubilização de fosfatos, micronutrientes e outros minerais como ferro, manganês, cobre e zinco. Além disso, como participam da decomposição de matéria orgânica no solo, aumentam a quantidade de nutrientes que podem ser absorvidos pelas raízes. Algumas linhagens produzem ainda um hormônio de crescimento vegetal.

"Mas é importante lembrar que o efeito de Trichoderma na produtividade varia de acordo com a planta cultivada e a linhagem introduzida, bem como com as práticas culturais adotadas pelo produtor que podem ou não favorecer o crescimento e sobrevivência do fungo no local", explica Harakava.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.