Parceria entre BASF, SEBRAE e Fischer S/A Agroindústria certifica 23 produtores de maçã
CI
Agronegócio

Parceria entre BASF, SEBRAE e Fischer S/A Agroindústria certifica 23 produtores de maçã

Pequenos produtores catarinenses terão acesso à certificação GLOBAL G.A.P.
Por:

A Unidade de Proteção de Cultivos da BASF, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Fischer S/A Agroindústria realizarão hoje 25/06 em Fraiburgo(SC) a entrega do selo  internacional GLOBAL G.A.P. a 23 pequenos produtores de maçã responsáveis por 25% do montante da fruta adquirido pela Fischer. GLOBAL G.A.P. é uma organização não-governamental que tem por objetivo estabelecer normas comuns de boas práticas agrícolas e qualidade do produto in natura. Seu selo assegura ao consumidor que todo o procedimento de produção, desde o plantio até o momento em que o produto deixa a fazenda, seguiu normas internacionais.

Para receber essa chancela, os produtores passaram por uma intensa capacitação que teve  início em junho de 2011 e que, ao todo, contempla 57 propriedades. Outras 34 propriedades continuam no processo de capacitação e, em breve deverão estar aptas a receber esta certificação.

A Fischer foi responsável pela elaboração e coordenação da ação, especialmente no que se refere ao cronograma, capacitação e análises de resíduos laboratoriais relativos à certificação. “Um dos principais desafios foi promover uma reestruturação nas propriedades participantes nos quesitos organizacionais e profissionais. Nossa atuação teve abrangência sob todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano na cultura, incluindo o preenchimento de documentos, treinamento, bem como a implantação da assistência técnica nas propriedades” pondera Ney Araldi, diretor da Fischer.

Já a BASF foi responsável pelo desenvolvimento de cadernos de campos e treinamentos relacionados a Boas Práticas Agrícolas. “Auxiliamos também na elaboração do material didático e cadernos de campo que têm sido utilizados pelos produtores desde 2011”, afirma Adriano Abrahão, gerente de marketing para Hortifruticultura da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil. “Acreditamos que desta forma estamos agregando mais valor à cadeia macieira brasileira com um padrão de exigência e qualidade internacional”, finaliza o gerente.

O Sebrae/SC participou de todas as etapas do projeto desde a sua elaboração, implementação,  principalmente nas etapas de capacitação e consultoria em gestão, qualidade e boas práticas agrícola. “Iniciativas como essa solidificam a missão do SEBRAE que é de desenvolver os pequenos negócios, sejam eles urbanos ou rurais, tornando-os mais competitivos em escala global”, argumenta Sueli Bernardi, coordenadora Regional Meio Oeste do Sebrae-SC.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink