Agronegócio

Parceria entre SENAR, Sindicato e Aperam recupera mais cinco nascentes em Itamarandiba

O SENAR Minas recuperou mais cinco nascentes no Vale do Jequitinhonha durante os cursos de Recuperação e Proteção de Nascentes.
Por:
732 acessos

O SENAR Minas recuperou mais cinco nascentes no Vale do Jequitinhonha durante os cursos de Recuperação e Proteção de Nascentes. “A demanda dos cursos faz parte do cronograma da Aperam BioEnergia: Comitê Interno das Águas, que desde 2015 promove ações efetivas para minimizar os impactos da crise hídrica no Vale do Jequitinhonha”, explicou Fernanda Alves Correia, analista de relações com as comunidades da Aperam.

Foram capacitadas três turmas, com um total de 33 pessoas das comunidades Bonfim, Dom Serafim e da Fazenda da Associação Amar e Renascer - FAAMAR, na zona rural de Itamarandiba.

As aulas foram ministradas pelo engenheiro agrônomo e instrutor Magno Leal de Souza. Nos cursos, os participantes aprenderam desde a limpeza do solo ao redor das nascentes, o desassoreamento, localização dos olhos d’agua, colocação de pedras que protegerão as nascentes, fechamento da nascente, e colocação de tubos para abastecimento e escoamento, em meio a outros procedimentos.

Para a assistente técnica de meio ambiente da Aperam, Ana Cláudia Pereira, os cursos de recuperação e proteção de nascentes ampliaram o papel do comitê Interno das Águas para além da empresa. Ela disse que as capacitações estão possibilitando que os moradores tenham conhecimento e saibam como agir para a preservação dos recursos hídricos da região.

Desde o início do ano até o final de junho, foram recuperadas 18 nascentes em parceria entre o SENAR Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba com a Aperam BioEnergia.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink