CI

Parmalat diz que lote de leite que teve venda suspensa já tinha sido retirado do mercado

Segundo a assessoria de imprensa da Anvisa, os lotes foram interditados de forma cautelar e o laudo que irá embasar um processo sanitário só deve ficar pronto em dez dias


Mariana Jungmann*

O presidente da Parmalat do Brasil, Marcus Elias, disse ontem (30-10) ao diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Melo, que os lotes de leite da empresa que tiveram a venda suspensa já haviam sido retirados do mercado por estarem com a validade vencida.

Segundo a assessoria de imprensa da Anvisa, os lotes foram interditados de forma cautelar e o laudo que irá embasar um processo sanitário só deve ficar pronto em dez dias. Marcus Elias se encontrou à tarde com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. Segundo o ministro, o presidente da Parmalat manifestou preocupação com a diminuição nas vendas do produto.

“Ele está preocupado porque se cria um pânico na população de que o leite não é bom, e a gente sabe que o leite é de boa qualidade”, disse o ministro. Stephanes disse que a partida de leite comprada pela Parmalat das cooperativas fraudadoras - Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Coopervale) e Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil) – não faziam parte do produto que estava contaminado, segundo informou o presidente da Parmalat.

Raposo de Melo e o ministro Stephanes também foram recebidos pelo presidente da República em exercício, Arlindo Chinaglia, para discutir o assunto. Segundo informações da assessoria de imprensa da Presidência da República, Chinaglia pediu aos dois que adotem todos os procedimentos necessários, inclusive legais, para garantir a qualidade do leite.

A Polícia Federal prendeu no dia 22, em Minas Gerais, 27 pessoas acusadas de adulterar o leite produzido pelas cooperativas das cidades de Uberaba e Passos. Os acusados supostamente usavam técnicas ilegais para aumentar a duração e rentabilidade do produto. A operação ficou conhecida como Ouro Branco.

* Colaborou Mylena Fiori

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.