Participação de suínos na Expointer deve ser definida até 15 de agosto

Agronegócio

Participação de suínos na Expointer deve ser definida até 15 de agosto

Questão será avaliada por órgãos e entidades do setor
Por:
226 acessos

O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Folador, disse na última terça, dia 4, durante lançamento da Expointer, que a princípio, o ingresso de suínos no Parque Assis Brasil, em Esteio, está mantido.

Folador observou, no entanto, que o setor deverá ter uma reunião nos próximos dias com o Ministério da Agricultura, Secretaria de Agricultura, demais órgãos de Estado e entidades para uma nova avaliação da questão. Ele informou ainda que a data da reunião será definida pelo Ministério da Agricultura, mas que talvez seja por volta do dia 15.

De acordo com o dirigente, o ingresso de suínos no parque não requer nenhuma medida especial em termos de sanidade animal diante do avanço da gripe A, mas mesmo assim teria ficado acertado em reuniões anteriores que os suinocultores não poderão participar da feira com fêmeas paridas, a parir, e nem leitões, para evitar aglomeração de pessoas em torno desses animais.

– O perigo está em esses animais serem contaminados por pessoas que contraíram o vírus da Gripe A e não nas pessoas serem contaminadas pelos animais – frisou Folador.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink