Pascal Lamy acredita que acordo entre UE e Mercosul está próximo
CI
Agronegócio

Pascal Lamy acredita que acordo entre UE e Mercosul está próximo

Por:

O comissário de Comércio da União Européia, Pascal Lamy, expressou sua confiança em que UE e Mercosul vão conseguir, numa reunião em maio na cidade mexicana de Guadalajara, um compromisso político que permita aos blocos fechar um acordo de associação em outubro.

Em uma entrevista coletiva durante o conselho de ministros de assuntos exteriores, em Luxemburgo, Lamy disse que o intercâmbio de ofertas melhoradas, previsto inicialmente para 30 de abril, ocorrerá quando for demonstrado que as propostas de ambas as partes são "de qualidade similar".

Lamy lembrou que, embora a UE e o Mercosul tenham combinado em novembro passado um calendário para a troca de ofertas e para a conclusão das negociações, o encontro careceu de um compromisso político, objetivo que acredita que possa ser obtido na cúpula de Guadalajara entre a UE, a América Latina e o Caribe.

"Na reunião de Bruxelas em novembro, fomos prudentes e não nos comprometemos a finalizar as negociações em outubro", disse ele, ao frisar que "isso é o que deveríamos fazer em Guadalajara: passar ao compromisso político".

"Dependendo do que for alcançado daqui até lá, veremos se podemos fazer isso." Sobre as concessões que a UE está disposta a aceitar, o comissário garantiu que o bloco está decidido a "se movimentar substancialmente" na direção que o Mercosul pede.

O Mercosul quer que a UE concorde com maior acesso de seus produtos agrícolas e o bloco europeu pretende pedir contrapartidas nas áreas de indústria, serviços, investimentos e licitações públicas.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink