CI

Passo Fundo recebe Seminário do AgroEx

Evento incentiva produtores rurais a participarem do mercado internacional de alimentos


Evento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento incentiva produtores rurais e demais agentes do agronegócio local a participarem do mercado internacional de alimentos


O 40º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx) será realizado nesta quinta-feira, 26 de maio, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. O local do evento é o auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (UPF). Os interessados podem se inscrever pelo banner do site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (no endereço eletrônico
www.agricultura.gov.br). Também serão aceitas inscrições no local.

A programação inclui nove palestras, nas quais serão apresentados assuntos como as oportunidades e os desafios às exportações do agronegócio brasileiro; a valorização do produto a partir da indicação geográfica; as principais exigências sanitárias e fitossanitárias do mercado internacional; e a integração contratual. Os temas serão expostos por diretores de diversos departamentos do Ministério da Agricultura e pelo secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto.

O seminário vai tratar, ainda, dos gargalos para exportação de lácteos brasileiros e do papel do Banco do Brasil na exportação de produtos agropecuários. Também será apresentado o caso de sucesso da ferramenta de capacitação de empresas para o mercado nacional e internacional de exportação de frango. O analista de comércio exterior do Ministério da Agricultura Adilson Farias fará uma apresentação sobre os caminhos para o produtor rural acessar o mercado externo, com o passo a passo para exportação no agronegócio.

O seminário é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para incentivar produtores rurais e demais agentes do agronegócio local a participarem do mercado internacional de alimentos.

Saiba mais sobre o AgroEx

O Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx) é uma iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o objetivo de disseminar informações estratégicas para estimular os agentes do agronegócio brasileiro a aumentar sua participação no mercado internacional.


O evento também promove a integração contratual, já que o ministério estimula também a união dos produtores individuais em cooperativas, associações, condomínios rurais ou consórcios. Essa ação coordenada permite melhor inserção e posicionamento no mercado mundial.

O último AgroEx foi realizado em Maceió, Alagoas, no dia 28 de abril (o primeiro deste ano). Em 2010, foram promovidos oito seminários em oito estados diferentes (Paraná, Minas Gerais, Ceará, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Sul, Pará e Espírito Santo), com um público total de mais de 2 mil pessoas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.