CI

Patrulha Percevejo – monitoramento e aplicação correta

Bayer oferece ao sojicultor do PR e MS serviço de monitoramento do percevejo marrom


A partir de agora a Bayer oferece ao produtor o Patrulha Percevejo, serviço de mnitoramento de percevejos nas lavouras de soja e milho com objetivo de diminuir o prejuízo da praga no campo. O serviço está disponível para clientes do Paraná e Mato Grosso do Sul participantes do Programa de Pontos da empresa. Até o momento, mais de 70 mil hectares de soja foram monitorados.

Hoje o percevejo marrom é uma das pragas mais agressivas da cultura da soja no Brasil. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a soja é atacada por várias pragas que podem acometer a produtividade, porém, os percevejos são os que têm apresentado maior preocupação quanto aos danos causados e a dificuldade de controle, pois atacam diretamente a vagem e o grão, causando perdas de produtividade e qualidade.

De acordo com o Tiago Nascimento, gerente de clientes da Bayer, o grande benefício deste monitoramento é a identificação do momento ideal para entrar com as aplicações de inseticidas nas lavouras, tendo assim um melhor aproveitamento dos produtos utilizados. “O monitoramento é a chave para o sucesso do controle desta praga. O foco do serviço é resolver este grande problema e ajudar o produtor a alavancar sua produtividade”.

Para o doutor em entomologia e pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Crebio Avila, essa iniciativa terá grande impacto no sistema de produção de soja. “O monitoramento é a essência do manejo integrado de pragas na lavoura, pois pode aumentar a eficiência no controle dos insetos e também pode proporcionar redução do custo de produção”.

O serviço pode ser solicitado por meio do Programa de Pontos da Bayer, “clientes com pontos acumulados, podem trocá-los pelo serviço dentro da plataforma do programa. Com isto estamos conseguindo levar ao produtor uma solução integrada composta de produtos, serviços e assistência técnica personalizada”, analisa Nascimento, que complementa dizendo que “semanalmente as lavouras serão visitadas e monitoradas. Se o técnico identificar um alto índice de infestação, o produtor é orientado a tomar as decisões mais adequadas para o manejo”.

Solução Bayer – O Connect é um inseticida para o controle do complexo de pragas na soja, em especial, o percevejo, considerado um dos insetos de mais difícil controle. Ele está registrado para o controle dos principais percevejos na sojicultora. Recomenda-se o uso da solução no controle dos percevejos no início da infestação, impedindo um aumento rápido da população da praga no momento mais sensível da soja, o que refletirá em uma melhor produtividade e qualidade do grão colhido.

O ciclo do percevejo – É durante a floração e no aparecimento das primeiras vagens que a população de percevejo aumenta. O período crítico para a soja é a fase de enchimento dos grãos, quando fica mais sensível e a infestação de percevejos ocorre com maior intensidade. Alimentando-se diretamente dos grãos, os percevejos são responsáveis não somente pela queda da produção, mas também da qualidade da semente, causando enormes prejuízos à lavoura, se não forem controlados a tempo.

O Manual de Pragas de Soja explica que os percevejos marrons causam basicamente três tipos de danos às culturas: enrugamento ou chochamento dos grãos, provocado pela sucção da seiva das vagens ainda verdes; retenção foliar ou “soja louca”, caracterizada pela permanência de folhas verdes nas plantas quando as vagens já estão em ponto de colheita; e o favorecimento da ação de doenças sobre os grãos e as sementes, que provocam danos antes e após a colheita.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.