CI

Paulo Martins é o novo Chefe-Geral da Embrapa Gado de Leite


O pesquisador Paulo do Carmo Martins é o novo Chefe-Geral da Embrapa Gado de Leite, unidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ele tem 41 anos, é formado em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP.

Sua experiência com a Embrapa começou no ano de 1983, como bolsista de iniciação científica. Entre 1986 e 1987 pertencia aos quadros da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), quando desenvolveu trabalhos na Embrapa Gado de Leite. Entre eles, a planilha de custos de produção de leite que serviu de referência para o estabelecimento de preços no período em que o preço do produto era administrado pelo Governo Federal.

Em 1997, ingressou definitivamente no quadro de pesquisadores da Unidade. Antes porém, foi secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento e de Governo em Juiz de Fora (1993/1996). Dentre outros projetos, desenvolveu o Proleite, programa que procura levar em consideração o fomento, a assistência técnica e a organização de produtores. Como pesquisador, tem se dedicado ao estudo de questões econômicas relativas a cadeia produtiva do leite, principalmente no que diz respeito à competitividade.

Vários desafios aguardam o novo Chefe-Geral. Entre eles, recompor e expandir os recursos disponíveis para a pesquisa. "A escassez de recursos tem comprometido os nossos serviços em termos de pesquisa e difusão de tecnologias", analisa. Junto ao segmento produtivo, ele aponta mais três desafios a serem empreendidos. O primeiro é se aproximar das cooperativas que vivem um momento de fortalecimento e consolidação.

"Queremos estar muito próximos das cooperativas, atuando em conjunto, até porque é onde se concentra um percentual significativo de pequenos produtores", detalha. O segundo é intensificar os vínculos com os laticínios em todo o Brasil. E, finalmente, chegar nas regiões onde a produção de leite está crescendo, como o Centro-Oeste e o Norte do País.

Para a Chefia Adjunta de P & D, Paulo Martins indicou o pesquisador Pedro Braga Arcuri. O novo Chefe Adjunto de Administração é o Técnico de Nível Superior, Luiz Fernando Portugal Silva, que na administração passada foi supervisor do Processo de Gestão de Pessoas (antigo SRH).

O TNS Marne Sidney de Paula Moreira, que acumulou as supervisões da Área de Comunicação Empresarial (ACE) e da Área de Negócios para a Transferência de Tecnologia (ANT) na administração anterior, vai responder pela Chefia Adjunta de Comunicação e Negócios.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.