CI

PB: sistemas de produção serão replicados assentamentos

Iniciativa visa alavancar produção de produção de algodão, gergelim, mamona e sisal


As 1.092 famílias de 28 assentamentos localizados em 14 municípios da região da Borborema, na Paraíba, serão beneficiadas com organização e capacitação produtiva de técnicos e agricultores para viabilizar a produção de algodão, gergelim, mamona e sisal. O desenvolvimento das atividades será possível por meio da implantação de Unidades Demonstrativas (UDs) nas áreas de reforma agrária.

A replicação dos sistemas de produção por meio das unidades demonstrativas foi viabilizada com a parceria firmada entre a Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), contratada pelo Incra para prestar assistência técnica nos assentamentos da reforma agrária, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O contrato, assinado no último dia 2 de abril, terá duração de dois anos.

A Coonap coordenará e executará o processo de Assistência Técnica de Extensão Rural (Ater) com os agricultores, atuando diretamente na organização dos grupos de interesse para a realização das capacitações modulares com as culturas trabalhadas pela Embrapa Algodão.

Ainda conforme o contrato, cabe à Coonap disponibilizar uma equipe técnica para montagem, organização e acompanhamento de projetos específicos para implantação das Unidades Técnicas de Demonstração (UTDs/escolas de campo), visando à consolidação de núcleos locais de produção.

A Embrapa Algodão irá disponibilizar equipe para capacitar os técnicos e agricultores assistidos. Isso será realizado por meio da elaboração de projetos para a captação de recursos que permitam a execução dos trabalhos e ações necessárias ao desenvolvimento da parceria, além de disponibilização de sementes e mudas para a implantação das UDs.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.