CI

PB: técnicos do estado recebem orientação sobre PGPM-Bio

O evento acontece na Câmara Legislativa Municipal de Olivedos (PB)


Foto: Eliza Maliszewski

Nesta quinta-feira (5), os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento irão capacitar técnicos locais da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer/PB) e representantes de associações da agricultura familiar e de extrativistas das comunidades locais que trabalham com a coleta de umbu. O evento acontece na Câmara Legislativa Municipal de Olivedos (PB), e contará com a presença do secretário municipal de Agricultura, Irinaldo Guimarães.

O objetivo do treinamento é prestar esclarecimentos sobre a execução da Subvenção Direta aos Produtores Extrativistas – SDPE da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). A partir deste tipo de treinamento, é possível ampliar a rede de orientadores sobre os programas executados pela estatal, pois os agentes treinados se tornam multiplicadores para outros municípios, o que tende a possibilitar um maior acesso dos agricultores familiares e extrativistas ao programa.

A PGPM-Bio objetiva fomentar a proteção ao meio ambiente, contribuir com a redução do desmatamento, como forma de minimizar os efeitos das mudanças climáticas, garantindo, inclusive, renda às populações que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.

A Conab apoia a comercialização destes produtos e o desenvolvimento das comunidades extrativistas, por meio da Subvenção Direta a Produtos Extrativistas (SDPE), que consiste no pagamento de um bônus, quando os extrativistas comprovam a venda de produto extrativo por preço inferior ao mínimo fixado pelo Governo Federal. Somente no ano de 2021 na Paraíba, a Conab pagou R$ 899.891,10 para 487 extrativistas pela comercialização de 832.804,90 kg de produtos.

Serviço:
Palestra Orientativa sobre a PGPM-Bio
Data: 5 de maio de 2022
Horário: A partir de 9h30
Local: Câmara Legislativa Municipal de Olivedos (PB)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.