PE ganha projeto para melhorar qualidade do café

Agronegócio

PE ganha projeto para melhorar qualidade do café

Ações vão ter foco em seis municípios do estado onde se concentra maior parte do cultivo
Por:
1142 acessos
Ações vão ter foco em seis municípios do estado onde se concentra maior parte do cultivo

Recife - O Sebrae em Pernambuco dá início a novo projeto para apoiar a cadeia produtiva do café. A entidade vai trabalhar para melhorar a qualidade, criando um diferencial para o produto pernambucano, além de buscar o acesso a novos mercados por meio da oferta de grãos especiais. A iniciativa abrange seis municípios do agreste do estado, onde se concentra a maior produção.


Pernambuco é o segundo maior produtor de café do Nordeste, com cerca de 4,8 mil hectares cultivados, o que gera, anualmente, R$ 8,5 milhões em vendas. Ao todo, 80% da produção estadual se concentram nos municípios de Garanhuns, Taquaritinga do Norte, Jurema, Brejão, Saloá e Paranatama. Apesar dos números, a produção local corresponde a apenas 10% de todo o café consumido no estado.


Concurso de qualidade

Por meio da iniciativa do Sebrae, os cafeicultores atendidos vão participar, ao longo dos dois anos de execução do projeto, de ações como consultoria, capacitação para melhoria tecnológica e de gestão, concurso de qualidade do café para promover e valorizar a produção pernambucana, palestras e seminários com especialistas do setor. O Sebrae também realizará pesquisa com cafeterias da Região Metropolitana do Recife para apresentar a produção local e identificar oportunidades de negócios entre os cafeicultores pernambucanos e os empresários.


Dentro do projeto, será realizado um estudo para implementação do selo de Indicação Geográfica para o café especial do Agreste de Pernambuco. A certificação indica aos consumidores a origem do produto.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink