CI

Pecuária de corte ecologicamente correta

Pecuaristas de Tangará da Serra são pioneiros na produção de carne orgânica


Pecuaristas de Tangará da Serra são pioneiros na produção de carne orgânica

Mato Grosso além de ter o maior rebanho bovino e bubalino do país, com cerca de 28 milhões de cabeças, é pioneiro na produção de carne orgânica com o maior rebanho brasileiro, aproximadamente 70 mil animais. A produção está concentrada na região de Tangará da Serra (230 km de Cuiabá), é certificada pelo Instituto de Certificação Biodinâmico (IBD), sendo abatida integralmente pela rede JBS-Friboi, que paga de 10% a 18% a mais, em média, aos pecuaristas. Quando o projeto piloto foi implantado havia cerca de 16 propriedades investindo neste tipo de atividade, hoje são quatro.

Os produtores estão vinculados à Associação Brasileira de Produtores de Animais Orgânicos (Aspranor), que tem como presidente o engenheiro agrônomo Henrique Balbino, responsável pela implantação do projeto em Tangará da Serra há cerca de 10 anos. Ele explica que para a criação de gado orgânico há algumas regras importantes a serem seguidas, entre elas a contratação de uma certificadora que exige uma adequação da propriedade. Além disso, é preciso atender ainda a parte social, dando condições de moradia saudável para os funcionários, com todas as crianças na escola, atendimento médico e odontológico, entre outros.

Para serem considerados orgânicos os animais têm de ser criados em pastagens isentas de agrotóxicos e não podem receber suplementação química, nem medicamentos convencionais. A carne orgânica certificada é produzida a partir de um sistema produtivo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. Este sistema produtivo passa por auditoria e certificação, garantindo que carne é produzida da maneira mais natural possível e com preocupação socioambiental. Na aparência, assemelha-se à carne bovina convencional, a diferença está no modo de produção que garante um produto de qualidade muito superior.

Em relação às vantagens para o meio ambiente, são muitas. Há normas que exigem, primeiramente, que os produtores cumpram a legislação ambiental, o que garante a proteção das áreas naturais obrigatórias que devem existir dentro de uma propriedade rural, tais como matas ciliares. A certificadora exige também a proteção de nascentes e de corpos d"água, proíbe a utilização de fogo no manejo das pastagens e, por ser um sistema que proíbe o uso de agrotóxicos e químicos, evita a contaminação do solo e dos recursos hídricos localizados dentro da unidade produtiva.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.