CI

Pecuária de corte quer aumento de exportação


O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges, membro do Fórum de Líderes Empresariais Gazeta Mercantil, comemora o fato de a pecuária de corte brasileira estar em ascensão. Ele se baseia em números para fazer essa afirmação: o volume de carne bovina exportada ano passado cresceu 7,8% em relação a 2001.

A ascensão das exportações carrega junto todos os elos da cadeia produtiva da bovinocultura: feiras de animais e máquinas, mercado agroindustrial (fábricas ou bolsas de mercadorias) e leilões tanto de gado de corte como de elite. ´O setor como um todo não pára de crescer´, diz o líder, em artigo publicado no número 12 da revista da ABCZ, edição de janeiro/fevereiro, em circulação.

Depois que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou que, este ano, devem ser consumidas 346,25 milhões de doses de vacinas contra a febre aftosa, José Olavo afirma que o setor de produtos veterinários já trabalha com expectativas favoráveis. Isso significa 26 milhões de doses a mais do que o volume comercializado pelos laboratórios em 2002. A meta da ABCZ, segundo ele, é intensificar sua contribuição para erradicar a febre aftosa na América do Sul.

O Zebu constitui 80% do rebanho bovino nacional. Para José Olavo, este é um dos principais sustentáculos do bem-sucedido cenário nacional. Ele tem bons motivos para comemorar, pois, nos primeiros 16 meses à frente da presidência da ABCZ alcançou uma média de 3,76 novos sócios por dia útil. ´É um marco histórico para a nossa equipe, que atribuímos, principalmente, ao grande interesse que a pecuária zebuína de elite tem despertado nos mais diversos empresários, profissionais liberais e investidores em geral´, explicou.

José Olavo comemora também o fato de a seleção e o melhoramento genético de zebuínos estarem em acelerado crescimento. Aposta no aumento das exportações de carne bovina e assegura que vai trabalhar para a abertura e a expansão do comércio de material genético zebuíno brasileiro em todo o mundo. Para o pecuarista, este será o ano do zebu no mundo. ´O ano de embarcarmos esse patrimônio rumo ao mercado internacional´, diz.

O presidente da ABCZ informa que mantém entendimento com associados, fornecedores e iniciativas junto a Agência de Promoção da Exportação (Apex), com vários profissionais e órgãos ligados ao comércio exterior, para disseminar a genética da carne do leite produzidos exclusivamente a pasto.

A expectativa do setor é de encerrar 2003 com mais um superávit para a economia brasileira proporcionado pela pecuária: o superávit da genética zebuína. ´Já estamos com quase tudo pronto para a próxima edição da ExpoZebu, a maior feira de zebuínos do mundo, de 1º a 12 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro´.

O número 12 da revista da ABCZ traz também uma matéria com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, membro do Fórum de Líderes. Ele, entre outras coisas, diz que ´o brasileiro ainda sente vergonha de assumir o perfil rural de seu País, e é preciso entender que o agronegócio não se traduz apenas em comida´.

E diz mais: ´a possibilidade de o Brasil virar, de uma vez por todas, um grande celeiro, capaz de abastecer o mundo e, ao mesmo tempo, alimentar devidamente as grandes massas carentes, tem sido amarrada pelo baixo nível de renda da população´.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.